UFPE – Lançado software de gestão pública para a área de Esporte e Lazer

Um sistema de gestão de projetos, programas, eventos e ações gerais de esporte. Assim se define o software Sistema de Gestão de Projetos de Esporte (Sigesporte), lançado no dia 27 de dezembro de 2015. O projeto é coordenado pelo professor Edilson Fernandes, do Departamento de Educação Física (DEF) da UFPE, e financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e pelo Ministério do Esporte.

“O sistema foi desenvolvido para que prefeituras e governos estaduais possam acompanhar as suas políticas de esporte e lazer”, explica Fernandes, que também coordena o Laboratório de Sociologia do Esporte do DEF/UFPE. O Sigesporte é composto por quatro módulos: proponentes, no qual é possível submeter propostas a chamadas, bem como relatórios; gestores, em que o usuário pode submeter chamadas, encaminhar propostas e relatórios para avaliação por técnicos, cadastrar diagnósticos e tomar decisões; técnicos, por meio do qual o usuário pode responder a solicitações e avaliar propostas e relatórios; e módulo de transparência, em que qualquer cidadão pode ter acesso a informações de seu interesse.

Embora os gestores públicos sejam o alvo prioritário, o software também pode ser utilizado por setores da iniciativa privada que atuem na área de Esporte e Lazer. O programa está disponível para download gratuito na internet, em versão de teste. O lançamento oficial do programa será durante o VIII Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal (Cnef), que acontece de 16 a 19 de fevereiro, no Campus Recife da UFPE.

O software recebeu investimento de R$ 350 mil, oriundos do CNPq e Ministério do Esporte. Ele foi desenvolvido pelo Laboratório em Gestão do Esporte e Políticas Públicas (Labgespp)-UFPE, Laboratório de Sociologia do Esporte (Lasepe)-UFPE, Laboratório de Computação Biomédica do Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE, Núcleo de Tecnologias Sociais e Bioengenharia (NETBio)-UFPE e pela Faculdade Asces, em Caruaru. Estão à frente da iniciativa os professores Edilson Fernandes, Wellington Pinheiro (Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE), Vilde Menezes (Departamento de Educação Física da UFPE), Luciano Leonídio (Faculdade Asces) e a mestranda em Tecnologia da Informação (UFPE) Cecília Cordeiro da Silva.

PESQUISA – O Sigesporte é um dos produtos da pesquisa “Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil: Subsídios Metodológicos para uma Avaliação Diagnóstica”, realizada de dezembro de 2013 a dezembro de 2015, sob a coordenação do professor Edilson Fernandes e com equipe composta por dez pessoas, entre pesquisadores e bolsistas.

Neste trabalho, o grupo mapeou as políticas públicas esportivas e de lazer de dez capitais brasileiras escolhidas a partir do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM): Florianópolis (SC), Vitória (ES), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Palmas (TO). Além de serem as capitais com os melhores IDHM, esses municípios também foram apontados a partir do resultado de uma avaliação realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e no estudo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013.

Foram realizadas entrevistas com 30 gestores públicos dos dez municípios sobre ações, projetos, programas e desafios em Esporte e Lazer, inclusive sobre públicos específicos, como deficientes e idosos. A ideia é que o material seja compilado em livro, este ano. Artigos científicos também estão sendo elaborados para publicação em periódicos.

A pesquisa poderá entrar na segunda fase, ainda este ano. Entre as ações a serem propostas estão a implementação do Sigesporte no Ministério do Esporte e o aprimoramento do software, inclusive com o desenvolvimento de uma versão para dispositivos móveis.

ASCOM – Universidade Federal de Pernambuco