UFPE – MEC vai financiar novo prédio para o Hospital das Clínicas

Foram liberados R$ 9,9 milhões para o projeto do novo edifício

O Ministério da Educação vai financiar projeto para a construção de um novo prédio para o Hospital das Clínicas da UFPE, unidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Ontem (5), o então ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou a liberação de R$ 9,9 milhões para a elaboração do projeto para o novo edifício. Com a medida, os projetos executivos de arquitetura e engenharia para o novo HC deverão ser incluídos no objeto do Acordo de Cooperação Técnica nº 14/01, firmado entre a Ebserh e o Escritório das Nações Unidas de Serviços de Projeto (Unops), com intermediação da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE).

De acordo com uma análise preliminar, a primeira fase do novo HC deverá contemplar a ampliação do setor de radioterapia da unidade, com a construção de bunker para abrigar um acelerador linear, equipamento usado no tratamento contra o câncer, conseguido após tratativas entre MEC, Ebserh e Ministério da Saúde (MS), para que o HC fosse incluído no Plano de Expansão da Radioterapia do MS.

“Esse é um primeiro passo para que possamos promover a ampliação do HC, o que beneficiará não somente à população assistida por aquela formação de profissionais que atuam na área de saúde”, destacou Mendonça. “A nova edificação para o HC representará benefícios aos trabalhadores e pacientes, sendo uma medida necessária para a prestação dos serviços de saúde, ensino e pesquisa, com segurança e qualidade”, explicou o presidente da Ebserh, Kleber Morais. Serão utilizados recursos orçamentários de funcionamento da própria estatal, alocados pelo MEC.

Para a vice-reitora da UFPE, Florisbela de Arruda Câmara, o HC possui instalações antigas, necessitando de melhorias. “A autorização desse projeto executivo vai permitir um novo prédio para melhorarmos o atendimento no ensino, pesquisa e assistência na área da saúde”, afirmou. Participaram ainda do ato, no MEC, o vice-presidente da Ebserh, Paulo Henrique Costa, e o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPE, Thiago Neves.