UFPE – Seminário discute propostas para a melhoria da educação no Ensino Médio

Acontece hoje (18) e amanhã, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, o Seminário Estadual do Programa Formação de Professores do Ensino Médio. Além da UFPE, o evento é coordenado pela Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). São discutidas propostas para a melhoria do Ensino Médio, como a realização do Curso de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio, que é realizado em instituições de ensino superior públicas (IES).

Na solenidade de abertura do evento, o vice-reitor da UFPE, professor Sílvio Romero, falou que a questão da educação pública vem sendo pensada desde a era Vargas, quando, de acordo com ele, surgiram escolas de modelo “tradicional”. “Elas continuaram nos governos de Juscelino Kubistchek e Jango, mas nós tivemos todo o regime militar sem ações concretas na educação”, afirmou. Ele destacou que a educação de qualidade deveria começar na educação infantil, para que o estudante possa ter bom empenho no mercado de trabalho depois. Em relação à interiorização do Ensino Superior, o vice-reitor aponta que foi na gestão do ex-presidente Lula que essa possibilidade se concretizou, quando a UFPE passou a ter dois campi no interior do estado, o Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e o Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

A pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, professora Ana Cabral, também acredita que o país “tem avançado muito na interiorização” e explica que a UFPE mantém relação direta com os estudantes de licenciatura e as escolas públicas. “Infelizmente, a gente tem um Ideb baixo, por isso precisamos colocar o ensino e os professores em destaque”, afirmou. Em Pernambuco, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – que representa a qualidade da educação brasileira, nas escolas públicas –, é de 3,9, considerado baixo para uma escala que pode variar entre 0 e 10.

Já a representante da Secretaria de Educação do Governo do Estado, professora Ana Selva, ressaltou que Pernambuco tem a maior rede de escolas públicas integrais. Para ela, o seminário representa um momento ímpar para a melhoria da qualidade de ensino no Brasil. “São ações como essas que fazem diferença na questão pedagógica”, disse.

Também participaram da mesa de abertura do Seminário Estadual do Programa Formação de Professores do Ensino Médio as professoras Isabel Cristina de Avellar, representando o reitor da UPE; Maria Ângela, representando a reitora da UFRPE; Raquel de Queiroz, gerente de Políticas Educacionais do Ensino Médio da Secretaria de Educação; e Maria Luiza Alessio, coordenadora do Comitê Institucional de Formação Docente.

 

Ascom UFPE

How To Wear A Sari Safety Pin
watch game of thrones online free Plate with 2 croutons and 2 cubes of aspic

I love my LV speedy 40 purse
free games online the fashion industry social cpa networks

Women with Aspergers Syndrome Uncovered
free online games To be on the safe side

More Popular For Colognes or Suits
onlinegames Cohen and Kirk Victor

Boston Painting Contractor And Best Boston House Painter
jeu gratuit dispelling the very myths coming from all stylish

Four tips on being a successful fashion journalist
games fashion shows know how to besides be in custody locally

Minju Kim collection now available at H stores
kleider how to take the prepare close by chicago

Even Point and How to Use It
ballkleider kind or even mode blunder