UFPEL – Alunos podem avaliar cursos e disciplinas

Duas iniciativas de estruturas da Administração Central da Universidade Federal de Pelotas já permitem aos estudantes da instituição realizar de avaliação dos cursos e das disciplinas ofertadas. Por meio de formulário disponibilizado no sistema Cobalto, os alunos podem, de forma anônima, apontar o desempenho de seus professores, a pertinência do tema tratado, bem como sua autoavaliação.

A primeira dessas ações, a avaliação dos cursos, é fruto das primeiras discussões do Fórum de Coordenadores. É uma ferramenta inédita, que além da opinião dos estudantes, colherá impressões por parte dos coordenadores, dos núcleos docentes estruturantes e dos colegiados. Segundo a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, ao coletar as opiniões relacionadas a diferentes aspectos de seu curso, podem ser pensadas estratégias para a promoção de ações que tenham por horizonte a excelência acadêmica e institucional. Essa iniciativa é liderada pela Proplan, pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo Fórum, com apoio da Comissão Permanente de Avaliação.

Já a avaliação específica das disciplinas, proposta pela CPA, é um processo em andamento e realizado anteriormente. A ideia é formar um retrato abrangente das disciplinas e professores e agregar subsídios para uma reflexão mais fiel das atividades, de modo que se favoreça o processo ensino-aprendizagem, ampliando a qualidade do ensino do curso. Nessa modalidade serão avaliados três âmbitos: o desempenho do docente responsável pela disciplina, a autoavaliação do estudante em relação ao seu aproveitamento e a contextualização da disciplina em relação ao projeto pedagógico do curso.

De acordo com a organização de ambas iniciativas, as respostas serão avaliadas em sua totalidade e as informações pessoais dos participantes das pesquisas não serão identificadas. Dessa forma, espera-se que aqueles que responderem aos questionamentos sejam sinceros e responsáveis com aquilo que for opinado.

Como realizar a avaliação?

O acesso ao processo avaliativo já está disponível como funcionalidade do sistema Cobalto. Após realizar o login, com CPF e senha pessoal, o estudante poderá acessar o menu “Alunos” e as opções “Cadastros” e, posteriormente, “Avaliação de Disciplinas 2015/2”, para a avaliação de disciplinas, e “Avaliação discente dos cursos de graduação 2015/2”, para a avaliação do curso, conforme a imagem.

ASCOM – Universidade Federal de Pelotas