UFPel – FAUrb representa a fronteira Brasil-Uruguai em encontro com ministro

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb/UFPel) estará representando as demandas da fronteira Brasil-Uruguai neste fim de semana, em reunião com o Ministro da Cultura brasileiro, Juca Ferreira. O professor Maurício Polidori, atual diretor da FAUrb, apresentará ao Ministro, seus assessores e comunidade, o trabalho intitulado “Paisagem Cultural”.
O estudo foi elaborado com a participação de Otávio Peres, Fernanda Tomiello, Ester Gutierrez, Andrea Lima e Ricardo Almeida.

O trabalho mostra a faixa de fronteira como um lugar de muitas singularidades e como uma linha imaginária. De acordo com o professor Polidori, o grupo converge para duas demandas principais: a implementação de editais com recursos para programas, planos e projetos em lugares de fronteira; e formação de um centro de estudos do espaço de fronteira.

Segundo o professor, ao final da explanação será mostrada uma síntese do trabalho de planejamento urbano que professores, estudantes e técnico-administrativos da FAUrb vêm realizando com as cidades de Jaguarão e Rio Branco (no Uruguai). A intenção é demonstrar que ações de cooperação são possíveis e que já são uma realidade que precisa ser apoiada pelos governos centrais.
A apresentação pode ser encontrada no Facebook da FAUrb.

Ascom UFPel