UFPI inaugura Sistema de Energia Solar Fotovoltaica

O Sistema de Energia Solar Fotovoltaica vai suprir todo o consumo de energia elétrica do prédio do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Só para ter ideia, a energia produzida aqui é suficiente para o consumo de 37 casas, com uso médio mensal de 3 quilowatts.

O sistema foi inaugurado na manhã de terça-feira (20), com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira; Diretora do Centro de Tecnologia (CT), Profa. Dra. Nícia Formiga; coordenador do projeto que originou o Sistema, Prof. Dr. Fábio Rocha; docentes e discentes do Curso de Engenharia Elétrica.

A ação é resultado de projeto de Pesquisa e Desenvolvimento que atendeu ao edital do Ministério da Educação e Agência Nacional de Energia Elétrica. A submissão do projeto foi feita em parceria entre a UFPI, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Equatorial Energia.

Foram instaladas 228 placas solares no painel que já contava com 114 placas adquiridas com recursos do Desafio da Sustentabilidade do Prêmio Ideia do MEC, alcançado pela UFPI em 2015. Além da geração de energia, o sistema é base para projetos de pesquisa e extensão.

Confira mais no vídeo:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=s9-ThBaItzI&feature=youtu.be [/embedyt]

 

Confira fotos da inauguração.