UFPI  – Picos: Curso de Nutrição produz e lança livro intitulado “Manual de Terapia Nutricional Enteral”

 

O curso de Nutrição da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, produziu um livro com conteúdos voltados para profissionais da saúde atuantes nessa área. A obra é conhecido como “Manual de Terapia Nutricional Enteral”.

A proposta da obra nasceu a partir de uma necessidade do Hospital Regional Justino Luz, atendida pela turma de estágio clínico (saiba mais aqui). A partir do primeiro esboço do material, bem como da observação da necessidade de produção para a área, considerou-se a possibilidade da publicação oficial do referido guia.

O Manual de Terapia Nutricional Enteral é um guia prático que reúne conceitos, recomendações e abordagens de orientações nutricionais, boas práticas de manipulação, composição, indicações, tipos e sugestões de dietas e preparações. Sua distribuição acontece em sete capítulos, de forma objetiva e acessível, trazendo informações pertinentes e essenciais para profissionais da Nutrição.

A obra pode ser utilizada nos serviços de saúde, por profissionais habilitados, com o objetivo de facilitar e direcionar a tomada de decisões na prática hospitalar. Ademais, é útil na assistência nutricional e clínica ao paciente em seu domicílio.

O livro dedica-se às pessoas que possuem necessidades especiais de alimentação, bem como aos profissionais de saúde que atuam com terapia nutricional em diferentes pontos da rede de atenção à saúde. A expectativa é que essa ferramenta apoie e contribua para um tratamento adequado, seguro e rápido, respeitando as particularidades e garantindo a integralidade na assistência aos indivíduos.

O manual pode ser acessado clicando AQUI.