UFPI – Reitor participa de Fórum do Ensino Superior em países de Língua Portuguesa

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e 1º vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes participa da 7ª Conferência FORGES – Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. A conferência iniciou na manhã de hoje (29) e segue até sexta-feira 1º de dezembro na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique.

O evento é organizado pela Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) e a Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique, Maputo, com o apoio da Politécnica, Universidade UniZambeze, Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) e Universidade Pedagógica e tem como tema “O papel do Ensino Superior para o Desenvolvimento dos Países de Língua Portuguesa”.

Na ocasião, o reitor José Arimatéia Dantas Lopes proferir a palestra “Os Desafios da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa em Tempos de Austeridade”, onde abordou a questão do financiamento das Universidades Federais; crescimento recente das universidades e do desafio que estamos enfrentando para fazer a gestão com orçamento reduzido; das ações e planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), por meio de pesquisas que mostram o credenciamento e a queda nos valores dos orçamentos de custeio e capital de nossas universidades. Além de refletir sobre a missão da Educação Superior para o desenvolvimento dos países e regiões.

A Conferência reúne dirigentes com responsabilidades na gestão universitária, formuladores, avaliadores de políticas públicas de educação superior, pensadores e pesquisadores da área, para um exercício de educação comparada e de articulação entre instituições, entre dirigentes e estudiosos de políticas e práticas de gestão da educação superior, com o objetivo de enriquecer o conhecimento na partilha de experiências.

Ao longo do evento serão apresentados painéis e sessões paralelas sobre temas que versam sobre: os Desafios da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa em Tempos de Austeridade: Experiencias e Lições. Os desafios do Desenvolvimento. Qual o Papel das Instituições de Ensino Superior?; Expansão, Relevância, Qualidade e Empregabilidade dos Graduados do Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa; Os desafios do Desenvolvimento da Pesquisa e da base de conhecimento sobre o Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Expansão, Relevância, Qualidade e Empregabilidade dos Graduados do Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa.

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) é uma instituição pluridisciplinar de formação de profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano.
A UEM é uma universidade aberta à Região e ao Mundo e oferece um canal de interação e de comunicação com toda a sociedade. A expansão da instituição a nível nacional, regional e internacional tornar-se uma realidade crescente e de qualidade.

A Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) pretende desenvolver e consolidar uma rede de forma a articular e fazendo comunicar os membros dos órgãos de gestão das diferentes instituições de ensino superior, técnicos, responsáveis da administração ligada ao sector e investigadores cujo objeto de estudo centrem nas políticas do ensino superior, principalmente, no espaço dos países e regiões de língua portuguesa. Assim, podemos definir como principais atribuições da FORGES as seguintes:

– criação uma rede entre investigadores e académicos, dirigentes e técnicos com experiência e atividades de gestão universitária do ensino superior, que promova um intercâmbio de experiências a partir do estudo e investigação sobre esta área;

– organização de uma conferência anual num dos países e regiões de língua portuguesa, para apresentação de trabalhos e discussão de temas relevantes para a gestão universitária;

– edição de um website com notícias, textos e artigos relevantes, que constitua um instrumento de partilha permanente entre os aderentes e os interessados nesta área;

– editação de uma revista eletrónica com artigos originais sobre os conteúdos científicos ligados a esta área da gestão universitária;

– elaboração de uma Newsletter semestral;

– promoção de estudos sobre o ensino superior, reunindo investigadores dos países de língua portuguesa;

– desenvolvimento e validação de séries estatísticas sobre o ensino superior nos países de língua portuguesa (alunos, diplomados, docentes, investigadores, não docentes, orçamento, apoio social, etc.), com a publicação de um relatório anual com a informação recolhida;

– organização de cursos de pós-graduação sobre a gestão universitária envolvendo diferentes instituições universitárias;

– incrementação de estágios e visitas de formação, favorecendo o intercâmbio entre os responsáveis da gestão das instituições interessadas e aderentes.

Fonte: Site da FORGES e UEM.