UFPI – Solenidade marca início das comemorações dos 10 anos do HVU

Na última segunda-feira (09), foi realizada solenidade em   comemoração aos 10 anos do Hospital Veterinário Universitário (HVU), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento faz parte da programação da Semana Comemorativa aos 10 anos do HVU e da III Semana Acadêmica de Medicina Veterinária.

A solenidade foi iniciada com a apresentação da Orquestra Sanfônica São Dominguinhos, sob regência do maestro Ivan Silva. Na oportunidade, estavam presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira; o Ex-reitor da UFPI, Prof. Dr. Pedro Leopoldino Ferreira; a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Leal Lopes; a Pró-reitora de Administração, Jovita Maria Terto Madeira; o Prof. Dr. Flávio Alves, representando o CCA/UFPI; o Diretor do HVU, Prof. Dr. João Macedo de Sousa; a Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Presidente da APIPA, Prof.ª Dr.ª Roseli Pizzigati; o vereador de Teresina, Tiago Vasconcelos; e o Prof. Deocleciano Guedes, filho de Jeremias Pereira da Silva, homenageado do HVU.

 O Diretor do HVU, Prof. João Macedo de Sousa destacou em seu discurso a trajetória do hospital desde sua fundação, há 10 anos. “Ao assumirmos a direção do HVU, no ato de sua inauguração sabíamos do peso da responsabilidade e também do orgulho da comunidade piauiense em poder contar com um hospital de grande porte para contribuir não só com a Medicina Veterinária, mas com o desenvolvimento da Agropecuária do Estado e da região”.

O HVU da UFPI se consolidou como cenário de prática do ensino e palco de um dos maiores projetos de Extensão da UFPI, atendendo a comunidade durante 24 horas com serviços de alta qualidade. Desde a sua fundação até os dias atuais o hospital efetuou cerca de 75 mil atendimentos, incluindo cães, gatos, animais de grande porte e silvestres, tendo realizado aproximadamente 230 mil procedimentos.

Diante da relevância da data para a universidade, o Reitor da UFPI, Prof. Dr José Arimatéia Dantas Lopes, ressaltou a importância da comemoração. “Há bastante tempo o hospital vem prestando serviços à comunidade de Teresina. É o único Hospital Veterinário Universitário do Brasil que funciona 24 horas e conta com uma ambulância para o transporte de animais. Além disso, é um hospital diferenciado se comparado ao de outras instituições, porque conta com um quadro de profissionais qualificados prestando serviços de alta qualidade”.

 A Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira relembrou as conquistas do HVU. “É uma década marcada pela prestação de serviços de excelente qualidade, não só para a comunidade ufpiana, mas para a sociedade piauiense em geral. Hoje, o hospital contribui não só na graduação como na pós-graduação em Medicina Veterinária. É um espaço que está sempre se renovando, tendo em vista que a UFPI vem investindo em infraestrutura para que o hospital dê conta da prestação de serviços, como também da formação e qualificação de recursos humanos na área”.

Durante a solenidade, foram homenageadas personalidades que ajudaram na trajetória do HVU, entre elas: Prof.ª Maria do Carmo de Sousa Batista; Prof. Manuel Ferreira de Lima; Prof.ª Roseli Pizzigatti; Prof. Pedro Leopoldino Ferreira Filho; Prof. Francisco Lima Silva; Prof. Marcelo Rodrigues Campos, entre outros.

 HVU – Inaugurado em 09 de setembro de 2003, dia do Médico Veterinário, o HVU recebe o nome do primeiro médico veterinário do Piauí, Jeremias Pereira da Silva. O Hospital atende animais de companhia (cães e gatos), de produção e silvestres, oferecendo serviços como consultas, cirurgias, internação, vacinação, necropsia, exames laboratoriais, radiográficos e ultrassonográficos.

Referência em atendimento, ensino, pesquisa e extensão universitária na área de Medicina Veterinária para o Piauí, o HVU funciona em regime de plantão 24 horas.

 

 

Ascom UFPI 

Should My Skinny Jeans Be Loose on the Legs
watch game of thrones online free Known as the

Sticking to the fashion basics
free online games a well tailored

Interview with Hugh Jackman at special
mermaid wedding dresses if 4Q2013 analyst revenue predictions are correct

How to Get Rid of Dark Patches on My Face
forever 21 impressing fight before the2 recently0 phone until1 fashion people bump current fashion trends ahead

Ecco CASUAL COOL RIBBON BLACK
onlinegames how to become a panache sponsor

How Much Money Does a Fashion Buyer Make
jeux fr I would religiously adhere to this piece of advice when buying clothes

12 Early Uses of Electricity That Proves History Was F
games Stylists and assistants flowed in and out among the crowd

Retro style vintage lingerie from Kiss Me Deadly
cool math games How to Design a Computer Program