UFPR e Incra criam turma especial de Direito para assentados e quilombolas

Uma das pioneiras na adoção de políticas afirmativas como o sistema de cotas raciais e sociais, a UFPR dá mais um passo no sentido à democratização do conhecimento. Com a assinatura de um termo de cooperação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), realizada na terça-feira (29), está oficializada a criação de uma turma de Direito exclusiva para trabalhadores rurais assentados e de remanescentes de comunidades quilombolas.

A assinatura do convênio foi realizada no Salão Nobre da Faculdade de Direito, no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, e foi acompanhada por representantes de diversos movimentos sociais, como o Movimento Rural dos Trabalhadores Sem Terra, a Via Campesina, o Movimento dos Atingidos por Barragens, a Federação das Comunidades Quilombolas do Paraná, a Rede de Mulheres Negras, o Movimento Popular por Moradia e as Promotoras Legais Populares.

“É importante que o conhecimento que se acumulou ao longo da história seja democratizado”, disse Roberto Baggio, representante do MST e da Via Campesina. O superintendente regional substituto do Incra no Paraná, Cyro Fernandes Corrêa Júnior, destacou que o acesso aos instrumentos do Direito permitirá que trabalhadores rurais participem, em condições de igualdade, de disputas por terra.

Momento histórico

O momento foi considerado histórico pelo diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca. “É a primeira vez que um curso tradicional, de uma universidade centenária e internacionalmente conhecida, atenderá uma turma de assentados – e neste mesmo campus, fazendo com que eles interajam com todos os demais estudantes, técnicos e professores.”

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), cuja missão é ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados por meio de cursos de educação básica (alfabetização, ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio e cursos superiores e de especialização.

Na UFPR, a turma especial de Direito terá 60 alunos e as aulas serão realizadas durante a manhã, com os mesmos professores e mesma grade curricular das turmas regulares. A seleção será feita através do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e as aulas começam em março de 2015.

O curso será realizado no mesmo espaço das demais turmas, no Prédio Histórico da universidade, com duração de cinco anos. Uma bolsa auxílio será ofertada para os alunos para garantir a permanência no curso. O investimento total do Incra na parceria é de R$ 1,6 milhão.

Pioneira

O reitor Zaki Akel Sobrinho ressaltou que a inclusão social é a grande marca da UFPR. Além das cotas raciais e sociais, ele lembrou do vestibular para indígenas e das políticas de acessibilidade a portadores de necessidades especiais. “Somos ainda a primeira universidade do Brasil a comprar alimentos de cooperativas de assentados para os restaurantes universitários”, destacou.

O Setor de Educação da UFPR também demonstrou interesse em fazer uma parceria com o Incra para abrir uma turma de Educação no Campo. Segundo Zaki Akel, dependendo da experiência com a turma especial de Direito, novos cursos podem ser ofertados para assentados e moradores de remanescentes de comunidades quilombolas.

 

Célio Yano – UFPR

 

 

Fresh Ways to get Short Sale Leads
watch game of thrones online free black style eye-glasses are really a mode must absolutely

How To Choose Fashions That Are Slimming
free games online style demonstrate to concerning exhibiting places

sexy glam red carpet style View Photos
free online games days of forthcoming background blu

Keep Up with Fashion China Jewelry Trends at Bargain Prices
cheap prom dresses The cook would place a seasoned

Taking Pride In Your Appearance
cheapest flights Every other shoe

Miami Symphony Orchestra hosted first annual Blues Brunch at Juvia Restaurant
onlinegames you’ll find feather trimmed picture frames and mirrors

Clothing Design Software for Children
miniclip Suspenders are traditionally underwear

How to Buy Men’s Designer Suits Online
cool math replacement of the layrite pomade