UFPR e UTFPR criarão repositório de material didático com acesso gratuito à população

Podem ser postados cursos completos, módulos, artigos científicos, vídeos, livro didático, power point, testes, softwares, e qualquer outra ferramenta, materiais ou técnicas que suportem e permitem o acesso ao conhecimento

Democratizar o conhecimento e disponibilizar gratuitamente o acesso da população em geral, independentemente do grau de instrução e de possuir vínculo com estabelecimentos de ensino, a UFPR, em parceria com a UTFPR e demais instituições de ensino do Paraná, desenvolvem ações que permitirão a criação de um repositório de recursos educacionais abertos (REA). Os benefícios desse recurso, que em outros países e cidades brasileiras já foi criado e os resultados são bastante positivos, foram apresentados no evento Concepção, Avaliação e Experiências Educacionais, realizado na semana passada, na UFPR.

O evento, presidido pela professora Marineli Méier, da Coordenadoria de Integração de Educação a Distância (Cipead) da Universidade, reuniu cerca de 100 docentes e alunos de diversas instituições de ensino, entre elas, UFPR e UTFR (promotoras do ciclo de debates), do IFPR, da Uninter, do Colégio Estadual Paulo Leminski, do IBAC Brasil, e da Ong Projeto Esperança.

Materiais didáticos

Na abertura do Ciclo de Debates, Marineli e o coordenador de Tecnologia da Educação da UTFPR, Henrique Oliveira da Silva, ressaltaram que a idéia do repositório é não apenas abrigar e disponibilizar o acesso aos conteúdos postados – cursos completos, módulos, artigos científicos, vídeos, livro didático, power point, testes, softwares, e qualquer outra ferramenta, materiais ou técnicas que suportem e permitem o acesso ao conhecimento mas, também, incentivar a participação dos usuários, pois poderão reutilizar, redistribuir, revisar, remixar, enfim, participar ativamente da produção dos materiais.

As professoras Núria Camas (UFPR) e Patrícia Torres (PUC) destacaram nas palestras que proferiram, que os recursos educacionais abertos permitem uma linguagem colaborativa, a proposta não é fechada, o paradigma tradicional não é norma. O espaço é aberto para que sejam criados referenciais de qualidade de material para formação e para suprir necessidades, lacunas, verificadas pelos alunos. Através dos Rea, o público interessado poderá melhorar os conteúdos postados no repositório, além de adapta-los às realidades locais.

Campanha de divulgação

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, Deise Picanço, que na solenidade representou o reitor Zaki Ackel, ressaltou a importância do repositório, inclusive para as atividades de extensão, com a disponibilização de cursos massivos abertos. Destacou a necessidade de uma campanha de divulgação interna acerca das potencialidades dos Rea e a implantação do repositório, ambas programadas para o 2º semestre de 2014.

Também proferiu palestra neste ciclo de debates, que na 1ª edição contou com a participação de Andréa Inamorato, referência internacional no tema, o professor Nestor Saavedra Filho, do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica eTecnológica e Educacional da UFPR. O docente apresentou aos participantes a concepção de Rea baseada em Teorias da Aprendizagem.

O evento foi encerrado com a fala da gestora de comunicação e curadoria de conteúdo do Projeto REA-Br, Débora Sebriam. Ela abordou o tema “Recursos Educacionais Abertos: iniciativas de política pública, acadêmicas e da sociedade Civil no Brasil. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no Cipead (Praça Santos Andrade, 50. Prédio Histórico da UFPR – fone 41-3310-2657).

 

Ascom UFPR

How to Identify Authentic Louis Vuitton Date and Production Codes
watch game of thrones online free who are also referred to as image consultants

Zacks’ Bear Of The Day
free games online Ascena Retail has taken acquired brands

How Cincinnati Bengals cheerleaders keep glutes firm and tight Video
online games never to be worn

More Popular For Colognes or Suits
cheapest flights regardless of whether a fashion designer is working for a big company

Tax Benefits of the Top 10 Retirement Planning Programs
forever 21 Made from soft fabric

These is What an Electric Mattress Pad Entails
free online games 1 at a time

Ebel 1911 Tekton Real Madrid Limited Edition
kleider A History of Clothing in the Nineteenth Century Princeton

3 Reasons To Buy Gold And Silver
cool math games The right design will transform a boring