UFPR lança programa inédito de combate à discriminação e à violência

Iniciativa é pioneira entre universidades federais e usa tecnologia a favor dos direitos humanos

A mais antiga universidade do Brasil apresentou à sociedade uma iniciativa pioneira para contribuir na minimização dos impactos de um problema com dimensões internacionais. Nos últimos meses, diversos casos envolvendo discriminação, ameaças e violência dentro das comunidades acadêmicas, em todo o mundo, ganharam repercussão e chamaram atenção para questões sobre as quais pouco ou nada se falava entre os universitários – seja por medo ou preconceito.

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o cenário não é diferente; já a alternativa encontrada, sim. Sentindo que um posicionamento mais firme e transparente precisava ser adotado contra a intolerância e a violência entre estudantes, professores e técnicos, a UFPR convidou para pensar e agir – de forma colaborativa – mais de 20 entidades envolvidas com questões de gênero, direitos humanos e promoção da igualdade racial. Os grupos aceitaram o desafio e passaram a se reunir junto com a Reitoria para discutir estratégias de enfrentamento, conscientização e institucionalização dos problemas.

Na manhã desta quarta-feira (12), um dos resultados mais impactantes e inovadores foi apresentado à comunidade: o Conte Conosco. O programa tem como base uma plataforma virtual que serve como grande ambiente onde pessoas que se sentem vítimas da discriminação e da violência podem se encontrar com especialistas e pesquisadores preparados para lidar com as diversas frentes que a problemática pode gerar.

Para o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, além da colaboratividade entre Reitoria e movimentos sociais, a iniciativa se estabelece na integração multidisciplinar de profisisonais e no compartilhamento de problemas e soluções. “Temos mais de 50 profissionais envolvidos neste programa. Especialistas do Direito, da Psicologia, da Assistência Social, da Medicina, da Enfermagem, representantes de grupos de pesquisa, extensão e coletivos sociais. Pessoas que entenderam nossa chamada para a ação e que se propuseram a dedicar parte de seu tempo e de seu conhecimento em prol de uma cultura de paz dentro da nossa comunidade acadêmica”, explica.

Colaboratividade
O Conte Conosco foi delineado a partir de grupos de trabalho divididos em três frentes de combate a todos os tipos de discriminação, intolerância e violência: um com ações voltadas ao acolhimento e ao apoio de vítimas, outro focado na promoção de atividades para conscientização e educação, e um último com vistas à análise de normas institucionais e formulação de políticas.

Segundo a representante dos grupos – também coordenadora de Políticas Sociais da Universidade e professora do departamento de Psicologia – Maria Virgínia Cremasco, antes mesmo de se pensar em alternativas para os problemas em questão, foi preciso construir um canal de diálogo com as entidades. “Esses coletivos envolvidos vêm de uma realidade bastante difícil e poucas vezes tiveram voz dentro da Universidade. Mas juntos conseguimos transformar desafio em oportunidade e construímos um canal de diálogo bastante enriquecedor para todos”, avalia.

“Ao abrirmos esse diálogo, estamos propondo que a discussão se amplie para além dos muros da Universidade. Estamos cumprindo nosso papel de transformadores sociais e contribuindo de forma efetiva para uma nova realidade, a partir de uma iniciativa pensada por várias cabeças e construída por diversas mãos”, afirma o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho.

Como funciona
Hospedada em um portal formulado pela Universidade para agregar informações sobre violência e direitos humanos, a entrada para a plataforma virtual é feita por meio de um formulário que garante sigilo absoluto das situações ali relatadas. Para registrar um caso, a pessoa pode optar por não se identificar, bastando apenas um email válido a fim de viabilizar contato com os especialistas.

Pela plataforma, podem ser relatadas situações que tenham ocorrido com qualquer pessoa da comunidade acadêmica da UFPR – dentro ou fora dos campi da Universidade. Após o envio do registro, telerreguladoras capacitadas para lidar com as diversas áreas farão uma triagem para melhor avaliação dos encaminhamentos necessários. A solicitação poderá ser remetida a grupos de apoio jurídico, psicológico e/ou de assistência social, que, por sua vez, passarão a interagir com as vítimas de forma virtual ou mesmo presencial, em núcleos descentralizados e neutros à identificação para maior discr,ição dos atendimentos.

A equipe de especialistas envolvidos no programa ainda terá à disposição uma outra plataforma digital para apoio e interação multiprofissional. Desenvolvido a partir do programa federal Telessaúde Brasil Redes – direcionado à integração entre ensino e serviços da saúde por meio de ferramentas de tecnologias da informação – o sistema permite maior agilidade no atendimento e otimização de recursos pela troca de informações entre profissionais do próprio Sistema Único de Saúde em todo o país.

Além de garantir maior segurança e intimidade para registro dos casos, toda o ambiente virtual do Conte Conosco permite uma rica compilação de dados que servirá para o mapeamento da violência e do preconceito dentro da UFPR. Com base nas informações, o programa objetiva ainda reunir importantes indicadores para formulação de políticas que contribuam para que as universidades se tornem também referência para defesa e promoção incondicional do respeito à diversidade, à cidadania e aos direitos humanos.
Acesse o portal do Conte Conosco em www.conteconosco.ufpr.br.

Ascom UFPR