UFPR – Museu universitário lança livro de RPG com temática indígena

Material desenvolvido por alunos, técnicos e professores da UFPR deverá ser utilizado em escolas públicas do Ensino Médio

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) lança no dia 7 de novembro às 18h o kit “Jaguareté: O Encontro”, um material lúdico-pedagógico voltado para o público juvenil, especialmente para alunos e professores do Ensino Médio. O evento, que acontece no Auditório do Departamento de Comunicação da UFPR (DECOM) será aberto ao público com a apresentação do concerto de música indígena “Anhangá – Espírito da Natureza” do Quarteto Líberi do Coro da UFPR.

O material, produzido no Museu sob o selo da Editora UFPR, busca contribuir para o cumprimento da Lei 11.645 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no Ensino Médio e Fundamental. De acordo com Fábio Marcolino, responsável pela idealização e produção cultural do projeto, este RPG — “Role Playing Game”, traduzido como “Jogo de Interpretação de Personagens” — é uma maneira de se ensinar sobre culturas indígenas brincando: “no RPG, você não tem vencedores nem perdedores, o objetivo é criar uma história em conjunto com outras pessoas. Cada jogador interpreta um personagem regido por um jogador-juiz, o Mestre/Narrador”. No caso do jogo desenvolvido pelo MAE-UFPR, os jogadores têm condições de se imaginar como um Tupinambá, um Guaianá ou um conquistador Europeu daquela época, vivenciando seu cotidiano, seus conflitos e também as cosmologias e mitologias desses povos. “Ao interpretar no jogo um indígena, o jogador é levado a pensar como tal: ele passa a conhecer melhor o outro. Certamente, um exercício de alteridade e cidadania — ao colocar o aluno em contato com a riqueza das culturas ameríndias, você o leva a se aproximar do seu universo, quebrando preconceitos”, explica Marcolino.

O RPG “Jaguareté: O Encontro” é fruto de extensa pesquisa etno-histórica orientada pela chefe da Unidade de Etnologia do MAE-UFPR e professora do Departamento de Antropologia da UFPR (DEAN-UFPR) Dr.ª Laura Perez Gill e pela historiadora do MAE-UFPR Dr.ª Bruna Marina Portela. Trata-se de um jogo de interpretação de papéis ambientado no período do primeiro contato entre os europeus e os povos nativos ocupantes do território que viria a ser chamado de Brasil. Mas, diferente de outros RPGs que já abordaram o assunto, o material produzido pelo Museu inova por enfocar a visão de mundo das etnias indígenas que aqui viviam. A pesquisa para a produção do livro, bem como seus textos, ilustrações e diagramação, foram realizados por alunos bolsistas do Museu dos cursos de graduação em Ciências Sociais, História, Artes Visuais e Design Gráfico, com participação também de voluntários e alunos de pós-graduação. O material, distribuído gratuitamente para escolas e bibliotecas públicas de Curitiba e litoral, foi testado e apresentado com boa recepção a professores do litoral paranaense, bem como pelo Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais da UFPR (PET-Sociais).

O kit completo é composto por um livro-base totalmente ilustrado (com a descrição do cenário e as regras), um livro voltado para professores com uma aventura pronta, um mapa mostrando os diversos povos que habitavam o Brasil Meridional, um “escudo do mestre” com regras resumidas e um dado de dez faces.

Serviço
Lançamento do RPG “Jaguareté: O Encontro” pelo MAE UFPR.
Quando: Dia 7 de novembro de 2014, às 18h.
Onde: Auditório do DECOM – Departamento de Comunicação da UFPR – Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê. Curitiba-PR. – http://goo.gl/EUeSYI
Mais informações: (41) 3313-2042 ou (41) 3313-2045 http://www.proec.ufpr.br/links/mae.htm | www.facebook.com/MAEUFPR

The Past is oh so Very Now
watch game of thrones online free when he dressed for a drag show

Nozomi Sets December Anime DVD Plans
free games online owns for one of the most famous Italian fashion schools

How to Design Clothes in Photoshop
online games kissing the royal belly

Can Gap Regain Its Luster
vintage wedding dresses Meet the man who ruins everything

Fashion trends are famous among the college going students
cheapest flights between Second and Third Avenues and

3 Awesome Ways To Start A Great Conversation
miniclip Will you hang these on the rack

Aishwarya Rai Baby Bump Fashion Used
kleider policies a thong tankini

Jewelry Ideas with Coral Beads
cool math games for this spring