UFPR – Pesquisadora desenvolve sistema que possibilita redução de tempo de espera em filas cirúrgicas no SUS

Um sistema de informação que faz uso de banco de dados para autogerenciamento de filas de cirurgias eletivas mostrou redução no tempo de espera e dos custos por procedimento realizados no Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa foi desenvolvida por Simone Cristiane de Souza durante o mestrado no Programa de Pós-graduação em Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que defendeu recentemente. Simulações com dados fictícios apontaram que o sistema insere o paciente em fila conforme conduta de risco estabelecido pelo médico, evitando o vencimento de exames e agravamento do quadro clínico, problema crônico devido à demora na realização do procedimento.

Simone explica que o projeto informatiza os dados que hoje são registrados manualmente. “Para se criar aplicativos de controle, cadastro de paciente ou de acesso, por exemplo, é necessário que haja uma base de gerenciamento de dados que dê suporte às informações. No projeto existe o inter-relacionamento dos dados, que insere o paciente automaticamente na fila correta, conforme os critérios estabelecidos pelo médico, especialmente de acordo com a classificação de risco”.

Sistema desenvolvido por Simone Cristiane de Souza busca otimizar processo de controle e manutenção da integridade da fila, reduzindo custos ao SUS.

O principal objetivo do projeto foi propor uma solução para otimizar o controle do fluxo das filas de cirurgias eletivas por meio de um recurso informatizado, realizando a inclusão e exclusão dos pacientes em fila de espera. “O sistema busca otimizar o processo de controle e manutenção da integridade da fila, minimizando danos e reduzindo custos ao SUS”, diz  a pesquisadora.

O sistema ainda não possui nome específico, porque ainda depende da finalização de alguns módulos. “Para isso necessitamos de incentivo financeiro no desenvolvimento das ferramentas certas para o funcionamento correto”, afirma Simone.

O estudo foi orientado pelo professor Marcos Sfair Sunye e teve auxílio do bolsista Dante da Silva Aléo, que realizou a parte técnica no desenvolvimento do banco de dados.