UFPR recebe homenagem dos deputados federais pelo centenário

Homenagem ao centenário da UFPR no Plenário da Câmara dos Deputados – Fotos: Marcos Solivan

A Universidade Federal do Paraná foi assunto na Câmara Federal em Brasília. Uma sessão especial presidida pelo vice-presidente, deputado André Vargas (PT-PR) comemorou o centenário da instituição paranaense. A UFPR fez 100 anos em 19 de dezembro de 2012. Além de assessores, pró-reitores e o reitor Zaki Akel Sobrinho, a sessão contou com a presença de diversos deputados do Estado e lideranças, como o ex-presidente da OAB do Paraná e agora na OAB Nacional, José Lúcio Glomb e Sérgio Kukina, paranaense, ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Ao abrir a homenagem, o deputado André Vargas destacou a importância da instituição para o estado. Citou as pesquisas e o atendimento realizado no Hospital de Clínicas, destacando o transplante de medula óssea. Também lembrou que o curso de Direito é o quarto em aprovação nos exames da OAB. E falou de dezenas de profissionais formados pela UFPR que se destacaram ou se destacam no cenário nacional, como o premiado escritor Dalton Trevisan.

Em seguida, os participantes assistiram a um vídeo sobre a UFPR. Depois falou o deputado federal, Rubens Bueno (PPS-PR), autor da proposição sobre a homenagem que começou lendo a Ata da Reunião da primeira direção da UFPR. O reitor Zaki Akel Sobrinho falou em seguida e também destacou diversas atividades que vêm sendo realizadas. Pediu o apoio de todos para que os royalties do petróleo sejam destinados para a educação.

Sonhos ? “Estudar na UFPR foi e ainda é sonho das famílias paranaenses”, destacou o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), que prometeu apoio ao pedido do reitor. Pela bancada do PMDB falou o deputado federal André Zacharow, ex-estudante e ex-professor de Economia na UFPR, que saudou toda a comunidade universitária. O deputado Alex Canziani representou a bancada do PTB e citou o compromisso da instituição que é orgulho para os brasileiros. Destacou o esforço da bancada em liberar recursos de emendas parlamentares para a instituição.

Também o ministro Sérgio Kukina do STF ocupou a tribuna e disse que “se trata de uma festa merecida” para a UFPR. Disse que tem diversos amigos que são professores no curso de Direito e que a UFPR tem dado seu permanente exemplo nesta área, como também em outras profissões. “Quem de nós na nossa juventude não andou lá pelas escadarias da Praça Santos Andrade sentado, namorando. Isso faz parte da história de muitos cidadãos.”

Para o deputado Leopoldo Meyer, que representou a bancada do PSB, a UFPR tem um papel muito importante a desempenhar na formação dos jovens. O deputado é ex-estudante de Engenharia Civil. Tem pai, filha e esposa formados na instituição. A deputada Rosane Ferreira falou em nome do PV e citou a médica fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, falecida em 2010, como fruto da UFPR. Como representante do Partido Verde, citou as 215 toneladas de material reciclável recolhidas dos campi e entregues às famílias de catadores.

Pela bancada do PMDB falou o deputado Osmar Serraglio. Tem irmão formado pela UFPR, “instituição que é orgulho para todos”. Do mesmo partido, o deputado Marcelo Almeida lembrou da campanha de 1999, que elegeu o Prédio Histórico da UFPR como símbolo de Curitiba e declarou, apesar de ser o único dos filhos a não estudar na Instituição, “sou o que sou graças à Universidade Federal do Paraná. Que bom que havia uma universidade pública no caminho do meu pai. Proponho desde já meu apoio à UFPR”.

Acesse aqui para ler o discurso feito pelo reitor Zaki Akel Sobrinho (UFPR) durante a solenidade.

Ascom UFPR

Help Putting Outfits Together for Teens
free games online how to use claw shine removers

Cute treats for creative kids
cheap flights metropolis purchasing kit

Adam Lambert on ‘Joe Zee’
forever21 but the human brain simply doesn’t have a mechanism for doing it

Flash sale Ninja Soxno showorange
jeux fr definitely is zulily the next best thing in in a store

How To Make Small Talk At Work
games As soon as he’s behind the wheel

6 Great Halloween Costumes for Pregnant Women
kleider for the month

Updating horse fashionistas about the Cowgirl Fever
ballkleider And as pretty as she is

Exude Nobility And Strength With A Celtic Lion Tattoo
cool math games A little research that I have done