UFRA – Parceria com a OCB/PA fortalece cooperativas agropecuárias do Pará

Firmado em abril de 2018, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Organização das Cooperativas do Brasil no Pará (OCB/PA) tem apresentado contínuos avanços, com projetos de pesquisa e extensão que visam fortalecer as cooperativas paraenses. A parceria, que tem vigência inicial de 05 anos, busca a integração de esforços para execução de projetos e ações relacionadas, principalmente, às ciências agrárias, para o desenvolvimento do trabalho das cooperativas filiadas ao Sistema OCB.

O Pró-Reitor Adjunto de Extensão da Ufra e gestor do ACT, professor Jonas Castro, explica que o acordo foi pautado em 10 projetos. Para chegar a esses projetos, a universidade realizou primeiramente um levantamento dos principais desafios das cooperativas. O levantamento das demandas dos cooperados revelou quatro grandes eixos a serem trabalhados: verticalização do empreendimento (apontado por 42% das cooperativas); acesso ao mercado (38%); organização social (31%); e gestão (58%).

Agora, com o diagnóstico em mãos, o segundo passo será apresentá-lo em todos os campi e abrir um edital à comunidade acadêmica para chamada de projetos que se enquadrem nos eixos indicados no diagnóstico. O edital, coordenado pela professora Luciana Borges, será lançado ainda no segundo semestre de 2019. A OCB será a financiadora dos projetos selecionados, que serão executados pela universidade.

Outra novidade será a criação de um programa de bolsas para agricultura familiar. Serão bolsas voltadas aos discentes para apoiarem os projetos contemplados no edital. Além disso, também no âmbito da parceria, estão sendo planejados novos cursos de especialização, nas áreas de Tecnologia em Gestão de Cooperativas (EAD); Agricultura Orgânica e Certificação de Produção; e Agronegócio. Outra ação será a oferta de cursos de montagem e manutenção de microcomputadores e informática básica, com máquinas recondicionadas pela Ufra, voltados para cooperados e famílias de baixa renda.

Segundo o pró-reitor, trata-se de uma relevante parceria, na qual a universidade tem uma posição de destaque no crescimento conjunto do cooperativismo no estado e, por conseguinte, contribui para a agricultura familiar e a geração de renda. “Essa parceria vem para fortalecer a pesquisa e a extensão dentro da universidade. Já estamos executando cursos junto com a OCB e tratando de projetos relevantes para a comunidade. Já fizemos o levantamento das demandas das cooperativas e nesse processo a OCB já abraçou sete estagiários da universidade, das áreas de Sistemas de Informação, Engenharia Ambiental, Agronomia e Letras Libras. Nossa proposta agora é lançar o programa institucional de bolsas exclusivas para apoiar a agricultura familiar, que é inédito em todo o Brasil e vai financiar inicialmente 20 bolsas, com perspectiva de chegar a 70”, afirma.

O reitor da Ufra, professor Marcel Botelho, também ressalta a importância da parceria: “a agropecuária é a base econômica da maioria dos municípios paraenses, e acreditamos que o modelo cooperativo é a melhor forma de organização do pequeno produtor”.