Ufra realiza ação de revitalização e paisagismo na Avenida Perimetral

Alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus Belém, realizaram, no último dia 28, a ação Ocupa Perimetral, que faz parte do projeto de extensão ”Plantas Ornamentais, Paisagismo e Educação Ambiental: contribuindo para transformações socio-econômica-ambiental”. A ação tem o objetivo de ocupar o espaço em frente ao portão de entrada e saída de veículos da Ufra com plantio de plantas ornamentais em artes confeccionadas a partir de materiais reaproveitados, como pneus e garrafas pet.

A ação foi planejada pelo professor Luiz Augusto Silva de Sousa na primeira semana de setembro e desenvolvida ao longo do mês. Durante esse período, as equipes de alunos ficaram responsáveis pela coleta do material, montagem e pintura das artes. Cerca de 80 alunos participaram da ação. Inicialmente, foi realizada a limpeza do local com a retirada do lixo e do entulho. Em seguida, foi feita a catação manual de restos de plásticos e outros objetos. E, posteriormente, foi feita a montagem das artes, adição de substratos e plantio das mudas de plantas ornamentais.

A ação teve apoio da Prefeitura do campus, que concedeu funcionários, máquinas e ferramentas, e da empresa terceirizada Itororó Service, que apoiou a logística e limpeza da área. A parceria com a Prefeitura continua, pois a área externa à Ufra também foi incorporada no calendário de manutenção.

O professor Luiz Augusto conta que a ação foi bem recebida pela comunidade. “A repercussão dos moradores foi fantástica, com apoio total. Alguns alegaram que era um sonho acabar com aquele lixão a céu aberto, que atraía ratos, urubus, baratas e um mal cheiro e que ninguém queria morar ou alugar casas nas redondezas devido à péssima visão paisagístico do local”.

Próximos passos

De acordo com o professor, agora o objetivo é dar continuidade à expansão da área a ser ocupada, para evitar o depósito de lixo no entorno da avenida, que é cercada de instituições de ensino, pesquisa e energia, sendo considera por muitos como a “Avenida de Ciência”. A próxima ação está agendada para o dia 19 de outubro de 2019, quando serão realizadas roçagens, coleta de lixo, adição de novas artes e mais plantas ornamentais.

Capacitação para a comunidade

Para envolver a comunidade externa no projeto, serão oferecidos cursos de capacitação em cultivo de horta caseira, cultivo de plantas medicinais, ornamentais, frutíferas, compostagem orgânica e educação ambiental, entre outros que surgirem a partir de demanda espontânea da comunidade.

A perspectiva futura do projeto é avançar para dentro da Ufra e também em direção ao muro do Museu Paraense Emílio Goeldi, às margens da Avenida Perimetral, onde se concentra o maior depósito de lixo irregular da avenida.