UFRB realiza XIV Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo

 

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promove, no período de 09 a 27 de novembro, o XIV Fórum 20 de Novembro – Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. O evento celebra a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) e, este ano, comemora os 15 anos da UFRB e da criação de sua Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), a primeira no país.

Com o tema “Nossos passos vêm de longe… e vão além!”, o Fórum pretende fomentar o debate, destacar as ações pró-igualdade racial e inclusão social no Recôncavo e possibilitar à comunidade acadêmica e sociedade em geral reflexões acerca da importância das ações afirmativas para a consolidação da equidade e da justiça social no Brasil. As inscrições para participação e submissão de trabalhos estão abertas e devem ser realizadas no site ufrb.edu.br/forum.

Nesta edição, em decorrência do contexto de pandemia do novo Coronavírus, o evento acontece virtualmente, com transmissão pela TV UFRB, e propõe integrar as políticas educacionais e ações afirmativas desenvolvidas nos sete Centros de Ensino. Serão promovidas atividades culturais, rodas de conversa, sessões temáticas com apresentação de trabalhos voltados para as questões étnico-raciais e à política educacional. A programação completa está disponível no site do Fórum.

Também estão disponíveis no site dois editais referentes ao Fórum, um deles com inscrições abertas para o processo seletivo de monitoria voluntária para as atividades promovidas pelo Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), Campus de Feira de Santana. Neste, a VI edição do SERTÃOPRETO trará discussões relacionadas aos 7 anos de existência do CETENS – “’7 anos de Aquilombamento” – e às ações de promoção efetiva da equidade racial e inclusão social. As inscrições para monitores seguem até o dia 03 de novembro.

Outro edital refere-se ao concurso para a escolha da identidade visual do livro sobre Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil na UFRB. O concurso destina-se à comunidade interna da Universidade. A participação no concurso poderá ser feita de forma individual ou em dupla. Cada candidato ou dupla deverá propor uma identidade visual que considere a comemoração dos 15 anos da instituição e da PROPAAE. As inscrições seguem até o dia 12 de novembro.

Destaque nacional – Formada por 83,4% de estudantes autodeclarados negros, a UFRB se destaca no cenário nacional por sua política de inclusão social. É a primeira universidade do país a ter uma Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e a primeira a aplicar integralmente a Lei de Cotas em 2012. Já em 2018 aprovou a reserva de vagas na pós-graduação e, em maio de 2020, lançou o Programa de Permanência Qualificada na Pós-Graduação (PPQ-PÓS) com o objetivo de avançar na consolidação das políticas afirmativas, assimilada enquanto princípio e missão institucional.

Sobre o Fórum – O Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo foi instituído mediante a Portaria nº 181/2006 que estabelece 20 de novembro, dia da Consciência Negra e de Memória a Zumbi dos Palmares, como o dia de debates e ações sobre Inclusão Étnico-Racial e Social no âmbito da UFRB. Aos 13 de maio de 2011 foi criado, por meio da Portaria nº 233, o Fórum Permanente da UFRB – Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo.

O evento constitui um marco político referencial da UFRB e está incluído em seu calendário anual. Sua realização provoca a comunidade acadêmica e de todo o Recôncavo para a implementação e fortalecimento das políticas afirmativas.

A coordenação é da PROPAAE, em parceria com as demais pró-reitorias, centros de ensino e Assessoria de Comunicação.

Mais informações: ufrb.edu.br/forum.