UFRB recebe prêmio destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, categoria Mérito Institucional

A premiação é concedida à instituição do PIBIC com maior índice de estudantes titulados na pós-graduação.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é a instituição de ensino superior vencedora do 11º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica, categoria Mérito Institucional 2013, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A categoria premia a instituição participante do programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o maior índice de estudantes titulados na pós-graduação.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 25 de novembro. É a primeira vez que uma instituição de ensino superior na Bahia recebe o mérito. “A premiação é resultado do intenso trabalho realizado pelos professores, estudantes e técnico-administrativos em busca da excelência e inclusão. Somos a universidade mais inclusiva do país e temos agora o reconhecimento de que isso ocorre em um ambiente de excelência”, afirma o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif. Em sua opinião, a ambiência institucional e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos são fatores preponderantes para a aprovação de grande parte desses egressos em cursos de Pós-Graduação.

A UFRB concorreu com 104 instituições, sendo 83 universidades e 21 institutos de pesquisa. Criado em 2003, o prêmio é, segundo o CNPq, “um reconhecimento aos trabalhos de destaque entre os bolsistas de iniciação científica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que contribuíram de forma relevante para o alcance das metas do Programa”. São parceiros da iniciativa, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Programa de Iniciação Científica da UFRB, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), tem como objetivos principais despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação proporcionando condições para estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade. Desde o surgimento da UFRB, há oito anos, a oferta de bolsas de iniciação científica cresceu 400%.

O aumento do número de bolsas, a melhoria da infra-estrutura de ensino e de pesquisa e a dedicação dos docentes, discentes e técnico-administrativos são fatores importantes para a consolidação do Programa de Iniciação Científica, de acordo com a pró-reitora da PRPPG, Ana Cristina Fermino Soares. Em sua opinião, o programa possibilita o amadurecimento do estudante para pesquisa, fator que contribui para sua inserção na pós-graduação. “O prêmio é reflexo da consolidação da UFRB e mostra o trabalho conjunto da comunidade acadêmica desde a criação da UFRB”, aponta Ana Fermino.

Somos a primeira universidade criada no atual processo de expansão a receber esse prêmio. Isto mostra que estamos no caminho certo”, destaca o reitor da UFRB. A cerimônia de entrega será realizada na próxima Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2014, no Acre.

 

 

Assessoria de Comunicação

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

 

How To Sell Your House Fast In A Down Real Estate Market
watch game of thrones online free Every piece of clothing

How to Write an Introduction Speech for Public Speaking
vintage wedding dresses Black History Month has been celebrated annually since 1976

Check Out Most Elite Collection of High Quality Louis Replica Handbags
onlinegames When in doubt

Fab Fendi B Bag Surely Brightening Up Your Autumn Outfit
jeu gratuit Triangular women are able to find bright and busy tops and blouses

Some Hot Tips on Charter Flights for Discount Travel
games which fashion will they have a have in spain

Trying out a different suit combo
kleider Lest ye forget

How do you casually wear 6
ballkleider Coach is sure to be a big benefactor

LULI FAMA 2015 RUNWAY SHOW REVIEW
cool math 3 rules to click on