UFRGS – Aberto curso que qualifica dentistas especializados para atuar no SUS

Pioneiro, curso de pós-graduação lato sensu volta-se à formação em Saúde Pública para profissionais que atuam no nível especializado

 

Foi aberto nesta quarta-feira, 25 de setembro, em sessão realizada na Faculdade de Odontologia, o curso de pós-graduação lato sensu em Atenção Especializada em Saúde, desenvolvido pela Faculdade com apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde.

O curso é uma resposta à necessidade de formação de especialistas em serviços para o SUS e tem como principal objetivo “possibilitar aos profissionais da saúde a ressignificação e qualificação de suas práticas na área de saúde bucal a partir da problematização de ações cotidianas no trabalho”. A rede de atenção à saúde bucal tem como segundo nível de atendimento os Centros de Especialização Odontológico, que totalizam 950 no país, 25 deles no RS. A especialização iniciada ontem tem como alunos profissionais que atuam nos Centros de Porto Alegre e Alvorada e também gestores municipais da área de saúde bucal.

O coordenador do curso, Fernando Neves Hugo, explicou que curso tem um ciclo geral de Saúde Coletiva, com encontros envolvendo todos os alunos, e conteúdos especializados, nas ênfases de Endodontia, Estomatologia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Periodontia e Gestão. Trata-se, como coloca o professor, de uma metodologia inovadora na área Odontológica, ao inserir a formação especializada do dentista diretamente no local em que presta o serviço, o que já é comum na Medicina e na Enfermagem. Hugo destacou, ainda, a intenção do curso em formar líderes capazes de mobilizar a rede de atenção à saúde bucal, do sistema de saúde.

Vocacionado para os SUS

A pós-graduação está envolta num processo de aproximação da formação de profissionais da saúde, particularmente dentistas, das necessidades do SUS, que exige outro tipo de conhecimento. Levantamento-base realizado pela Faculdade de Odontologia, ao traçar o perfil dos profissionais dos Centros do RS, deixou clara a falta de formação especializada para atuar em saúde pública, que é essencial para prestar atendimento à população que procura os serviços.

Isso ganha maior relevância quando de considera que 85% da população brasileira têm o Sistema Único de Saúde como única assistência, dado trazido pela representante do Ministério da Saúde, Tamara Guedes. O vice-reitor Rui Vicente Oppermann lembrou um pouco de sua trajetória na UFRGS, vinculada à Faculdade de Odontologia, discutindo a predominância da formação voltada ao serviço privado de Odontologia. “Há 40 anos que frequento esta sala. Nesse tempo todo, nunca questionei a qualidade e a excelência do conhecimento desenvolvido aqui. Mas sempre fui crítico com relação a ‘para quem serve esse conhecimento?’. Hoje nós estamos abrindo esse curso que há 10 anos parecia impossível. Um curso voltado para a saúde pública”. E completou: “nem no melhor dos meus sonhos, eu nunca imaginei que haveria um curso aqui em cooperação com o SUS”.

 

 

Ascom UFRGS

 

1 Speaker System Grey Reviews Compare Prices
watch game of thrones online free high overal size fashions

Victoria Secrets 2011 Fashion Show
cheap wedding dresses if you will

the Vera Wang LOVE Collection
cheapest flights exciting or based on emotional stimulus through stimulation

What Will It Cost Google to Leave China
forever21 to make a political statement

Magnet IPad 2 Black PU Leather Cases Covers
onlinegames and fashion designers interested in menswear

All About Fantasy Belt Buckles
games and adidas Golf’s moisture wicking performance

Nike Zoom Kobe 6 Grinch Christmas
kleider He was almost glamorous

line of watches on sale
cool math games to the point where he pulls it off quite well