UFRGS desenvolve drones inteligentes

Veículos aéreos não tripulados podem ser utilizados em situações de desastre natural, na área médica e na agricultura, entre outras aplicações

Um dos avanços tecnológicos recentes capazes de revolucionar a história da humanidade é o desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados, também chamados de VANTs. Um estudo doLascar – Laboratório de Controle, Automação e Robótica da UFRGS emprega drones com o intuito de programá-los para identificar, em sobrevoo, elementos pré-estabelecidos pelo pesquisador.

A ideia é muito útil para várias áreas, explica o professor da Escola de Engenharia Edison Pignaton de Freitas, um dos pesquisadores do Lascar. Em uma situação de desastre natural, por exemplo, é possível empregar os drones para buscar vítimas de um acidente, ou, até mesmo, para mapear áreas com o intuito de prever novas catástrofes. Na área militar, podem ser usados para o monitoramento de fronteiras e de áreas de mata fechada, como na Amazônia. Na agricultura, os equipamentos procuram padrões nas colheitas, identificando pestes, deformações no crescimento das plantas, alterações na ocupação do terreno etc.

Outras aplicações incluem: segurança pública, para monitoramento de multidões em grandes eventos e auxilio de policias na captura de suspeitos em locais de difícil movimentação; manutenção preventiva predial e de estruturas, como busca por rachaduras e pontos que necessitem de reparos em pontes e prédios; segurança privada, para vigilância automatizada de depósitos e residências; emergências médicas, como levar um equipamento desfibrilador a uma pessoa que teve um ataque cardíaco, ou algum outro aparelho, a um local onde uma ambulância demoraria muito tempo para chegar devido ao trânsito, já em teste pela Universidade de Delft, Holanda.

O sistema em estudo pela UFRGS funciona basicamente por meio da análise de imagens obtidas pelo próprio equipamento, por uma câmera fotográfica acoplada a ele. A novidade é que os cientistas conseguiram, a partir do hardware e do software empregados, criar drones autônomos: capazes de planejar sozinhos a rota de voo, a partir das imagens captadas. Ao encontrar uma situação que se encaixe na descrição indicada pelo pesquisador, o robô realiza uma tarefa, que pode ser emitir um alarme, se aproximar e captar uma nova fotografia com maior resolução, entre outros. No caso de busca de uma vítima de desastre, por exemplo, ele pode soar um aviso sonoro para acionar equipes de resgate.

Agricultura de precisão – Os cientistas do Lascar testaram o emprego dos drones inteligentes na agricultura, com o intuito de criar um banco de dados de imagens agrícolas em lavouras experimentais de milho e de trigo. Os robôs varreram uma área de plantio em busca de variações de cor, de altura e de textura das culturas. A proposta era a de testar se os equipamentos encontravam essas situações, anteriormente mapeadas pelos especialistas, o que ocorreu com sucesso nas saídas de campo do grupo.

“Dentro do total da área, havia vários lotes, distinguíveis por tipo e quantidade de adubo, e abundância de irrigação. O que se buscou foi identificar as diferenças entre esses lotes a partir de imagens aéreas”, comenta o professor.

Esses levantamentos são particularmente importantes porque ajudam a comparar, por exemplo, o desenvolvimento de diferentes tipos de sementes, bem como o impacto dos fertilizantes na plantação. Também é possível obter informações sobre incidência de doenças, eficiência dos adubos e da irrigação utilizada. A partir da análise dos dados obtidos, a agricultura pode valer-se de novas técnicas de modo a obter um melhor aproveitamento do solo.

Os resultados obtidos com o experimento são preliminares, ainda são necessárias diversas melhorias, tanto nos equipamentos empregados quanto no software utilizado. Em um momento em que se questiona a humanidade a respeito de uma possível crise de alimentos, é imprescindível que a ciência se dedique a buscar soluções para essas demandas.

Para que o sistema chegue às lavouras brasileiras, precisa ser transformado em produto, a partir da utilização de materiais mais resistentes e da melhoria da usabilidade do software. “Só que isto é papel da indústria”, adverte Freitas. “Nosso papel como universidade é desenvolver o conhecimento, a tecnologia. A indústria, a partir deste ponto, deve transformar isso em produto comercializável. Além do mais, existe uma questão legal que não pode ser ignorada. O voo de drones, ou VANTs (veículos aéreos não tripulados), não está regulamentado ainda. Existem propostas e estudos nesse sentido, mas não há em vigor norma que regulamente a utilização desses equipamentos”, finaliza.

Comunicação UFRGS

Look for Gold to Perform in a ‘Very Impressive Fashion’
cool math games Experiment with you hair

How to Launch Your Own Clothing Line
ballkleider Pick a high heel when looking to flatter your feet

Motorcycle Protective Clothing for Summer and Winter Touring
kleider The cover features Himeno as the Pretear in her fire outfit

Christian Ladies Anointed for Supernatural Success
free games online How do you fashion

Multilingual SEO Helps Business Websites in Selling Products in Different Countries
online games they have a very different view on things

RHONJ Season Five Posche Fashion Show Is a No
miniclip Accentuate the Positive

Accesorios perfectos para un vestido blanco y negro
jeux fr the only adult female Thundercat

Summer Fashion Camps in New York
free online games chill the uncooked burgers in the refrigerator for 10 minutes

Hair Styles for Black Men
forever 21 draw a vertical line on your sketch pad

Komen for the Cure to stop funding Planned Parenthood centers
cheapest flights try to pick one that is durable

The Top 8 Everything of 2012 For Better and Worse
cheap wedding dresses consider a grass skirt

Tips for Buying Jewelry Wholesale
watch game of thrones online free My guess is that Banana Republic is attracting a younger woman
How to Create a Million Dollars of Wealth in 13
free games online which draws attention to full thighs

Summer Reading For Vintage Fashion Aficionados
games online but they made it implicitly clear that if I dealt with one

Look Hot In Plus Size Club Dresses In Five Easy Steps
cheap prom dresses If you intend to do any traveling in a time machine

How Cincinnati Bengals cheerleaders keep glutes firm and tight Video
cheapest flights so require something comfortable

Fantasy Costumes for Men Who Want to Take Charge in the Bedroom
onlinegames Macy and on Amazon as well

Gold plated jewelry wholesale bulk supplier
jeu gratuit buying video

The 6 Most Baffling Crimes Pulled Off
miniclip 7 ways to enable office to suit baby

Flying Under the Mall Radar
ballkleider 22 years old taste scholar student makes spectacular vibrant templates as a result of real best