UFRGS – Estudantes indígenas propõem encontro nacional

Foto: Gustavo DiehlEstudantes indígenas apresentaram nesta quinta-feira, 11, ao reitor, Rui Vicente Oppermann, e à vice-reitora, Jane Tutikian, uma proposta para que a UFRGS sedie a sétima edição do Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (VII ENEI). A ideia é realizar o encontro na semana do Salão UFRGS, em outubro, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID).

Um dos discentes que compõe a comissão organizadora do evento, Marcos Vesolosquezki, comentou que hoje a UFRGS possui aproximadamente 70 alunos indígenas e que a Universidade tem apoiado a participação dos estudantes nos ENEIs, desde a primeira edição do evento, em 2013. O aluno do curso de Direito ressaltou a importância do encontro: “Com a invisibilização da nossa temática, articular estudantes, pesquisadores e lideranças para pensar políticas públicas é fundamental”.

A vice-reitora e o reitor destacaram que a UFRGS não irá medir esforços para atender às demandas do grupo, dentro das possibilidades financeiras. Oppermann solicitou aos estudantes que detalhem os custos necessários e mencionou a possibilidade de articular junto a outras universidades a vinda de palestrantes externos. “Sediar esse encontro no ano em que a UFRGS completa 85 anos de existência é uma honra e um reconhecimento da importância da presença indígena na Universidade”, concluiu.

O ENEI congrega anualmente cerca de 500 participantes, entre estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e lideranças indígenas do Brasil e de outros países da América Latina. Em sua sétima edição, o encontro discutirá o tema “Direitos Indígenas em Perspectiva: das políticas indigenistas de Estado ao estado das políticas indigenistas”. O evento terá como objetivo reunir estudantes indígenas do ensino superior de todo o Brasil, proporcionando a troca de saberes, discussão e socialização de experiências de pesquisas no ensino superior indígena, sobre saberes locais, educação, saúde, gestão territorial, direito, entre outros.

Participaram da reunião o chefe de Gabinete, João Roberto Braga de Mello, a coordenadora da Coordenadoria de Ações Afirmativas, Denise Jardim, a servidora da CAF Michele Doebber, os estudantes kaingang Luana da Silva (Odontologia), Silvana Claudino (Serviço Social), Talvane de Campos (Serviço Social), Ismael Roque Pereira (Medicina) e Marcos Vesolosquezki (Direito) e os alunos guarani Ivanilde da Silva (Pedagogia) e Laércio Gomes (História).

Galeria de imagens