UFRJ – Projetos da Coppe e Petrobras conquistam o Prêmio de Inovação Tecnológica 2015 da ANP

Dois projetos desenvolvidos pela Coppe/UFRJ e Petrobras foram os vencedores de duas das três categorias do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2015 entregue, ontem, dia 6 de agosto, em cerimônia realizada no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro. Denominados Boia de Sustentação de Risers (BSR) e Boca de Sino Multifuncional (BSMF), os projetos vencedores foram selecionados entre 55 trabalhos que concorreram este ano à premiação concedida pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ambos contaram com a parceria de outras empresas do setor de óleo e gás.

O projeto Boca de Sino Multifuncional (BSMF) foi o vencedor na Categoria II (Inovação tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera). Na Coppe, o projeto foi desenvolvido no Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore (Laceo), do Programa de Engenharia Civil, sob a responsabilidade do professor José Renato Mendes de Sousa, do pesquisador Marcos Queija de Siqueira e do professor Luis Volnei Sudati Sagrilo (coordenação). O trabalho é resultado de parceria entre a Coppe, a Petrobras/Cenpes e a Caldex.

O projeto Boia de Sustentação de Risers (BSR), desenvolvido em conjunto pela Coppe, pela Petrobras, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e pela Subsea 7 do Brasil, conquistou o prêmio na Categoria III (Inovação tecnológica desenvolvida no Brasil por empresa fornecedora de grande porte do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera). Na Coppe, o projeto foi desenvolvido no Laboratório de Ondas e Correntes (LOC), sob a coordenação do professor Antonio Carlos Fernandes, e no Laboratório de Métodos Computacionais e Sistemas Offshore (LAMCSO), sob a coordenação do professor Breno Pinheiro Jacob, ambos dos programas de Engenharia Oceânica e de Engenharia Civil, respectivamente.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – GABINETE DO REITOR UFRJ