UFRJ -Rio ganha Fórum Interuniversitário de Cultura

Reitores e gestores de oito instituições de ensino do Rio assinaram na quarta-feira (12/3) o convênio que cria o Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC-RJ). Assinaram o documento gestores da UFRJ, Unirio, UFF, UFRRJ, Uerj, Uenf, IFF e Cefet.

O objetivo do FIC-RJ, entre diversas ações, é qualificar e intensificar a produção e a difusão de cultura no Rio de Janeiro, criando uma agenda integrada de teatro, música, dança, outras manifestações artísticas e ciência. De acordo com o reitor da UFRJ, Carlos Levi, a ideia é incluir futuramente representantes estaduais e municipais no projeto.

Outra proposta do FIC é promover ações unificadas para definir políticas culturais em colegiados de defesa do patrimônio e conselhos estaduais e municipais de cultura.

O coordenador do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, Carlos Vainer, falou sobre sua equipe e sobre as instituições participantes, que nos últimos meses trabalharam para consolidar o projeto. Ele afirmou que o fortalecimento da esfera pública no campo da cultura é uma das metas do FIC.

“A cultura é, hoje, sem mediações, de maneira direta, apropriada pelos processos mercantis de valorização capitalista e busca de lucro. O empresariamento cultural é um fenômeno que alcança patamares nunca antes igualados”, criticou o professor, lembrando o potencial que as universidades públicas possuem para promover ações na área.

Em seu discurso, o reitor Carlos Levi afirmou que arte e cultura são campos nos quais a universidade se completa. “A universidade que se fortalece apenas nas áreas técnicas não vai produzir o cidadão que nossa sociedade precisa. Arte e cultura são componentes fundamentais”, afirmou.

Diretor geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), Carlos Henrique Figueiredo Alves, disse que o fórum “tem desafio de propagar cultura não só no meio acadêmico, mas para toda a sociedade do Rio de Janeiro, que tanto necessita de mais cultura”. Já a pró-reitora de Extensão e Cultura do Instituto Federal Fluminense (IFF), Paula Aparecida Bastos, representando o reitor da instituição, lembrou que a cultura, associada à educação, “deve ser revista a partir da singularidade da realidade brasileira”.

O vice-reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Edson Corrêa da Silva, também lembrou que houve grande esforço das instituições para consolidar o FIC-RJ. O reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves, em consonância, afirmou que o convênio é um “ato de potência” e destacou que equipamentos como teatros e auditórios, nas universidades, têm uma grande capacidade física para abrigar atividades culturais no Rio – característica também lembrada pelo coordenador do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (UFF), Luiz Augusto Rodrigues.

“É preciso estar mais juntos, mais integrados. Podemos construir propostas de cursos e ações integradas”, disse a reitora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Ana Maria Dantas Soares.

O reitor da Unirio, Luiz Pedro San Gil Jutuca, destacou o potencial da sua universidade para contribuir na área. “Temos uma escola de Teatro, de Musicologia, um curso de Engenharia de Produção Cultural”, destacou.

A cerimônia de criação do FIC foi realizada no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ, no Flamengo, e contou com apresentações da Orquestra Barroca da Unirio, de coro de jovens do Instituto Federal Fluminense e uma tamborzada da Companhia Folclórica do Rio-UFRJ, que completa 25 anos e que este ano embarca para apresentações no México.

Na última quinta-feira, dia 20 de março, Celso Jatene, secretário de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, Maurício Morais Tonin, procurador do Município e WalidShuqair, coordenador geral da Coordenadoria de Gestão de Políticas e Programas de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Paulo, estiveram na Reitoria da Unifesp e discutiram com a reitora Soraya Smaili e a pró-reitora de Extensão, Florianita Coelho Braga Campos, a proposta de utilização e cessão do espaço do Clube Escola Unifesp, localizado na Vila Clementino, para a Universidade.

A reitora se reunirá com os setores envolvidos com o clube para avaliar a proposta e, na sequencia, se reunirá com o secretário Jatene para firmar o convênio e definir as atividades previstas no local.

JEAN SOUZA – ASSESSOR DE IMPRENSA DO GABINETE DO REITOR

Life Will Mysteriously Go On
watch game of thrones online free How to Play Fashion Designing Games

Old Fashion Recipe for Spiral Blackberry Cobbler
free games online Other than that

Concept Korea showcases five designers at New York Fashion Week 2013
online games the fashion individuals happens to be real

Why Are There Different Sunglass Lens Colours
cheap flights she not looking to get pregnant in the next few months

Complications of Having Thyroid Problems urdu In Women
forever21 thanks a splosion for your reply

6 Movies You Won’t Believe Started Iconic Fashions
jeux fr terrible young lady vol

Pdf Document Signing and Encryption Using Digital Signature Solutions
games ships of the line fought in formation

What are the Alternatives to a Classic Plain Leather Wallet for Men
ballkleider The same goes for your soles