UFRN – disponibiliza Rede de apoio na retomada das aulas

O isolamento social mudou a vida de todos e impôs uma enorme mudança no dia a dia. No ambiente acadêmico da UFRN não foi diferente: As aulas presenciais precisaram ser suspensas no início do semestre 2020.1, o que causou sentimentos de insegurança e expectativa nos alunos. Alguns aguardavam a formatura, enquanto outros estavam ansiosos pelo início da vida acadêmica.

Nesta terça-feira, 8 de setembro, as aulas na instituição serão reiniciadas, desta vez por meio remoto. Contudo, essa retomada está sendo realizada de forma cuidadosa pela instituição para que não haja prejuízos acadêmicos para o corpo estudantil, com garantia da formação de qualidade. Para isso, são oferecidas diversas ações de apoio aos alunos da UFRN, que podem ser conferidas no site de cada departamento ou nas redes sociais dos cursos de graduação e de pós-graduação.

Um exemplo de ação está no Núcleo Interdisciplinar de Suporte ao Estudante do Centro de Tecnologia, o NISE, onde o pedagogo Thiago Matias faz parte de uma rede de apoio aos alunos. No Núcleo é oferecido um serviço de orientação de carreira, mediação de conflitos, assessoria para acessibilidade do estudante com deficiência, além de apoio para organização de rotina e horário de estudos, que busca otimizar a qualidade do tempo dedicado ao estudo e ao bem-estar dos alunos.

Thiago Matias, assim como outros colaboradores, também precisou se adaptar às novas demandas de trabalho e necessidades dos estudantes. O atendimento, antes presencial, nos últimos meses foi adaptado ao novo momento, por intermédio de mensagens e ligações. “As condições de estudo na casa de cada um são diferentes e essa realidade é novidade para todo mundo. Contudo, o momento é de se cuidar”, pondera o pedagogo.

Thiago diz que as coisas podem não acontecer no mesmo ritmo de antes da covid-19, mas que os sentimentos gerados por essa vivência não pode nos imobilizar. “A pandemia mexeu muito com o emocional das pessoas. É até um sinal de que estamos realmente vivos, que sentimos o que se passa ao nosso redor, seja em razão da mudança de rotina, da impossibilidade de realizar atividades que gostamos, do luto ou da empatia”, afirma.

Assim, apesar do momento delicado, podemos adotar algumas pequenas estratégias que colaboram com o nosso desenvolvimento, sobretudo agora. A primeira delas é tentar estabelecer algumas metas concretas, ou mini-metas, para cumprir ao longo do dia. Por exemplo: ler um capítulo de um livro, revisar o material do sigaa ou assistir uma videoaula. Um passo de cada vez. “Para quem se sentir confortável com metas maiores, mas ainda concretas, é possível estabelecer metas semanais ou semestrais, como ler um livro inteiro, fazer listas de exercício ou tirar 8,5 em uma disciplina, por exemplo”, ensina o pedagogo.

Estabelecidas a metas, é hora de criar uma rotina: Escreva em um papel, ou utilize algum App que ajude na organização da rotina; os seus momentos para estudo, para lazer, para cuidar da casa, inclusive com pequenos prêmios para si mesmo, por cumprir a rotina e as metas. Coisa simples como comer um chocolate que gosta, ter alguns minutos de folga nas redes sociais, poder assistir um episódio daquela série, algo compatível com o tamanho do esforço.

 

Acompanhamento de estudos

Um outro exemplo de serviço de apoio a estudantes é o desenvolvido pela Divisão de Atenção à Saúde do Estudante (Dase) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) da UFRN. Para a retomada do período letivo 2020.1, de forma remota, a Dase, por meio do Programa Hábitos de Estudo (PHE), está com acompanhamento de estudos online para todos os alunos da graduação da UFRN, no Campi de Natal e no interior, que frequentavam os cursos presenciais ou EaD.