UFRN – IES se juntam ao governo do RN para erradicar analfabetismo no estado

No dia 30 de março, as instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Norte (IES) vão definir como participar do Programa Brasil Alfabetizado, para erradicar o analfabetismo potiguar.

Agendado em reunião realizada ao meio dia dessa sexta-feira, 20, na Secretária Estadual de Educação (SEC/RN), entre o secretário Francisco das Chagas Fernandes, reitores, dirigentes e assessores educacionais, esse fórum vai envolver, também, outros agentes do setor educacional norte-rio-grandense, como as prefeituras municipais.

A intenção da SEC/RN é engajar setores da educação nesse programa, “prioritário para o governo do estado”, segundo o secretário. Ao citar o propósito de zerar o analfabetismo potiguar, Chagas Fernandes ouviu a receptividade dos interlocutores.

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, por exemplo, expos a adesão da UFRN às políticas públicas que visem aperfeiçoar a qualidade do ensino em oferta. Isso implica, reiterou Ângela Paiva, “que melhoremos a qualidade da gestão acadêmica e financeira dos projetos que desenvolvemos atualmente. Devemos nos envolver, sim, de forma arrojada na erradicação dessa mácula que ainda afeta o cidadão potiguar. Temos responsabilidade sobre isso”, completou.

Ao fazerem coro a esse posicionamento, os demais reitores e dirigentes da educação, como Pedro Fernandes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), declararam: “Esse diálogo tem de ser obrigação das nossas instituições”.


(Sirleide Pereira – Ascom-reitora/UFRN)