UFRN – Palestra sobre Agenda 2030 abre encontro nacional de planejamento e administração

A explanação “Agenda 2030” abriu na tarde desta quarta-feira, 14, a primeira Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), em 2018. A apresentação foi conduzida pela reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Adequar metas globais às brasileiras é um desafio da comissão, afinal os indicadores da França não são iguais aos brasileiros, bem como os nossos são diferentes dos de Angola. A agenda é para e da sociedade civil, baseada em diagnósticos para prospectar e pensar o futuro”, expôs.

A Agenda 2030 é um documento da Organização das Nações Unidas que traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 169 metas globais e 241 indicadores relacionados. Um dos seus objetivos, o de número quatro, busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A Comissão Nacional é formada por 16 representantes de governo e de instituições de diferentes espectros da sociedade civil, divididos em câmaras temáticas com formação transversal. A ideia é gerar estudos e ações a serem desenvolvidos pelo governo, associações ou sociedade civil, em um espaço de convergência e proposição de políticas públicas para o alcance dos 17 ODS.

Forplad

Organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a primeira Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) reúne em Natal quase 150 gestores de instituições de todo o país até o dia 16, com exposições de painéis e trocas de experiências, em uma programação que contempla discussões sobre Gestão de Riscos, Sistemas de Custos do Governo Federal, Sistemas de Custos e Governanças Aplicadas ao Setor Público, entre outros temas.
O Forplad tem o intuito de reunir permanentemente os pró-reitores de planejamento, de administração e ocupantes de cargos equivalentes das IFES, para analisar e propor soluções para problemas relacionados às áreas afins das IFES; promover o intercâmbio entre as instituições de temas de interesses do fórum; consolidar e divulgar documentos; além de assessorar os dirigentes e encaminhar propostas aprovadas pelo plenário à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Outras informações sobre o evento estão disponíveis no endereço http://www.forplad.andifes.org.br/?q=natal2018