UFRPE – Laboratório de Diagnóstico Animal firma parceria com centro de pesquisa do governo americano

O Laboratório de Diagnóstico Animal (LDA), do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da UFRPE, conseguiu um feito inédito para os docentes e discentes de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária da UFRPE interessados em aprender histopatologia e diagnóstico de doenças de animais. O LDA se credenciou ao Joint Pathology Center (JPC), principal centro de referência em patologia do Governo Federal dos Estados Unidos e responsável por apoiar o Sistema Militar de Saúde e Departamento de Defesa Americano, além de fornecer treinamento por meio do Programa de Residência em Patologia Veterinária.

Segundo o professor Fábio Mendonça, coordenador do LDA e responsável pela parceria com o JPC, o LDA passará a contar com uma importante ferramenta educacional, que é o sistema de treinamento da “Wednesday Slide Conference” (WSC).

“Há anos tínhamos o objetivo de implantar o sistema do JPC no nosso laboratório, mas parecia ser algo muito distante da nossa realidade. Foi então que durante a 19º Conferência Anual do American College of Veterinary Pathologists, realizado no Texas em Novembro de 2019, me reuni com o Dr. Bruce H. Williams, patologista sênior e diretor executivo do JPC e com o Dr. Francisco Uzal, presidente da Davis-Thompson Foundation e apresentei a proposta de candidatura do LDA”, comenta o professor Fábio Mendonça.

Com a parceria, o LDA receberá lâminas histológicas e os relatórios comentados de diagnósticos de doenças de várias espécies de animais de todos os laboratórios e centros de ensino e pesquisa associados ao JPC. Em contrapartida, o LDA também enviará casos para serem analisados e utilizados pelos laboratórios associados em todo mundo. As imagens digitais, lâminas e estudos de casos da WSC farão parte do acervo do LDA e também serão utilizados na disciplina de Pós-Graduação “Tópicos Avançados em Histopatologia Veterinária”. A disciplina está prevista para ser ofertada em 2021 nos Programas de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMCV) e Biociência Animal (PPGBA). Na disciplina, estudantes de graduação também poderão se candidatar e participar como ouvintes.

“Com a pandemia de COVID-19 houve um certo atraso, mas já enviamos e também recebemos o material referente às primeiras reuniões e estamos apenas aguardando o início das atividades presenciais na UFRPE para iniciarmos o treinamento dos alunos”, explicou o docente.

“Para nós, a utilização do material da WSC será um divisor de águas no ensino da patologia veterinária, tendo em vista a excelência do material didático que será utilizado. Também se trata de uma importantíssima iniciativa de cooperação internacional para os Programas de Pós-Graduação das áreas de Medicina Veterinária da UFRPE”, ressaltou o Prof. Fábio Mendonça, que é docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Medicina Veterinária e Biociência Animal da UFRPE.

As informações sobre inscrições para participar da WSC-UFRPE serão divulgadas em tempo oportuno no site da UFRPE e no Instagram do LDA (@LDA.UFRPE).