UFRPE – Outubro Rosa: a saúde da mulher em foco

A campanha Outubro Rosa 2020 tem como tema “Cuidado com as mamas, carinho com seu corpo”. É uma campanha de conscientização, cujo objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

O Departamento de Qualidade de Vida (DQV/UFRPE), neste momento atípico em que os profissionais se encontram em trabalho remoto, coloca à disposição um canal para tirar dúvidas em saúde e informar o que for preciso, através do e-mail promocaodesaudedqv@ufrpe.br.  Por meio desse, é possível acessar os profissionais de saúde, inclusive, a própria ginecologia, para sanar dúvidas. Não é uma consulta remota – sendo impossível, neste momento, adaptar esse tipo de serviço – mas sim um caminho para ajudar a dirimir alguma dúvida ou mesmo um encaminhamento de serviço médico para uma melhor avaliação.

Neste contexto, nosso compromisso é desenvolver uma programação de atividades virtuais com a realização uma agenda mensal de vídeos com palestras, lives e outros conteúdos educativos, visando a manter a comunidade da UFRPE informada, com subsídios para prevenção e promoção da saúde.  Confiram a programação no portal e nos perfis da UFRPE nas mídias sociais.

CONTEXTO – O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, nos Estados Unidos. Desde então, a data é celebrada anualmente com objetivo de compartilhar informações, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No mundo, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres. Em 2018, ocorreram 2,1 milhões de casos novos. Esse valor corresponde a um risco estimado de 55,2/100 mil (WHO, 2019). No Brasil, dados do Instituto Nacional do câncer (INCA) indicam que o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete as mulheres. Estima-se que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no país 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres (INCA,2020).  Em Pernambuco, as estimativas para cada ano do triênio 2020-2022 são de 2,3 mil casos novos de câncer de mama com uma taxa bruta de 47,86 casos a cada 100 mil mulheres e 730 casos novos de câncer do colo útero com uma taxa bruta de 14,64 a cada 100 mil mulheres (SES/PE, 2020).

Em geral, o risco do câncer do colo do útero é a partir dos 30 anos, aumentando entre os 50 e 60 anos. Diagnosticado precocemente, principalmente pelo exame citopatológico (papanicolau ou preventivo), são altas as chances de cura, podendo chegar a 100% nos casos iniciais. O Ministério da Saúde recomenda que o exame citopatológico seja feito anualmente, e que só após dois exames seguidos, apresentando resultado normal, passe a ser feito a cada três anos.  No Brasil, o SUS disponibiliza a vacina contra o vírus HPV, o principal causador da doença. A imunização está disponível na rede pública para meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos (INCA, 2020).

O câncer de mama tem como principais sinais e sintomas: nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo e exposição à radiação ionizante (SBM, 2020; INCA, 2020).

A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor (SBM, 2020).

O rastreamento do câncer de mama por meio da mamografia para mulheres dos 50 aos 69 anos é recomendado pelo Ministério da Saúde. Não havendo alteração, a orientação é que um novo exame seja realizado em um intervalo de 2 anos. Para pacientes consideradas com alto risco, recomenda-se realizar anualmente, além da mamografia, o exame clínico das mamas. Para mulheres a partir dos 40 anos, a orientação é a realização anual do exame clínico das mamas e, em caso de alteração nesse, a paciente deve submeter-se à mamografia.

A Sociedade Brasileira de Mastologia lançou o movimento de conscientização quanto antes melhor, ressaltando a importância do cuidado com a saúde, principalmente no momento em que o rastreamento e o tratamento do câncer de mama foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por causa da pandemia de Covid-19.  No SUS, as mamografias de rotina fazem parte dos serviços da Atenção Primária, gerida pelos municípios. Na rede estadual de saúde, há oferta de mamografia em serviços hospitalares e clínicas conveniadas, com marcação direta e/ou pelo sistema de Regulação.

Referências

Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer (INCA). Magnitude do câncer no Brasil: incidência, mortalidade e tendências. Ministério da Saúde (MS), 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/informativos/informativo-vigilancia-do-cancer   Acesso em: 06 de outubro de 2020.

Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer (INCA). Outubro Rosa 2020 “Cuidado com as mamas, carinho com seu corpo”. Ministério da Saúde (MS), 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/campanhas/cancer-de-mama/2020/outubro-rosa-2020. Acesso em 08 de outubro de 2020.

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE).  Secretaria Executiva de Atenção à Saúde. Outubro Rosa: SES-PE alerta sobre importância da realização de exames de rotina. SES/PE, 2020. Disponível em:http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/secretaria-executiva-de-atencao-saude/ses-pe-alerta-sobre-importancia-da-realizacao-de   Acesso em: 10 de outubro de 2020.

Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Outubro Rosa: movimento de conscientização QUANTO ANTES MELHOR chama atenção para vida saudável. SBM, 2020. Disponível em https://www.sbmastologia.com.br/noticias/outubro-rosa-sbm-lanca-movimento-quanto-antes-melhor-e-chama-a-atencao-para-a-vida-saudavel/.   Acesso em: 25 de Setembro de 2020.

World Health Organization (WHO). Noncommunicable diseases country profiles. Geneva: The Organization; 2019. Disponível em: http://www.who.int/nmh/publications/ncd-profiles-2018/en/.  Acesso em 03 de maio de 2020.

Texto elaborado por: Marina Mendes (Odontóloga, SIAPE. 3849390 – Coordenadora de Atenção à Saúde/DQV-UFRPE) e Luana Amaral (Psicóloga, SIAPE 1676222, Coordenadora de Saúde do Servidor/DQV-UFRPE