UFRR – COMUNICADO – Sobre trotes acadêmicos

A Administração Superior da Universidade Federal de Roraima (UFRR) manifesta o seu repúdio à prática de atividades desenvolvidas na recepção dos calouros que levam a condutas coercitivas e de humilhação pública de alguns dos nossos novos estudantes.

Ressaltamos que tais procedimentos pontuais e sem precedentes não fazem parte da vida acadêmica saudável, nem da conduta de nossos alunos e, por isso, atitudes como estas, uma vez registradas por professores, técnicos e alunos precisam ser combatidas e até denunciadas nas instâncias competentes internas e externas à instituição, com punição dos responsáveis. Atos abusivos que envolvam riscos à saúde e a moral dos estudantes são reprovados, lamentáveis e terminantemente proibidos em todas as instâncias e campi.

Como todos os outros momentos dentro de uma instituição de ensino superior, a recepção dos calouros deve ser dedicada ao conhecimento do novo mundo em que os estudantes estão agora inseridos. No caso do tradicional “trote”, prática usual no âmbito dos cursos de graduação das universidades, não há como aceitar a exposição inadequada de quaisquer pessoas, sabedores que somos de que há inúmeras maneiras inteligentes de se organizar a recepção, como é o caso do “Trote Solidário”.

A UFRR destaca que este é um momento em que toda a comunidade acadêmica deve receber os novos estudantes de forma respeitosa e encorajadora, entendendo que todos vencemos as etapas necessárias para se chegar a este novo universo de transformação humana e de postura social.