UFRR – TV Universitária estreia dois novos programas no fim de junho

A música e o cinema ganham mais espaço na programação da TV Universitária de Roraima (Canal 2). A emissora estreia dois novos programas nos dias 27 e 28 de junho: Palco Amazônia e Cinema Livre. Palco Amazônia exibirá espetáculos musicais realizados em Roraima e por músicos da região. Cinema Livre veiculará filmes de produtores independentes, da Região Norte e de domínio público.

“Estamos inaugurando esse importante espaço para a veiculação de produções locais. Nossa expectativa é que os programas tenham uma boa uma receptividade. Queremos atingir cada vez mais telespectadores, mas também saber a opinião do público sobre a nossa programação”, declarou o diretor do Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal de Roraima, Renato Rocha.

Cinema Livre – O programa Cinema Livre estreia, no dia 27, às 20h30, com o documentário Não existem heróis, do diretor Luiz Cláudio C. Duarte. O filme é baseado no livro autobiográfico O beijo da dependência química, de Darkson Correia Mota, um traficante dos anos 90, em Boa Vista, que deixou as drogas e o submundo do crime para ajudar no tratamento de dependentes químicos.

O filme foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Roraima. Em 2015, foi selecionado para o Sesc Amazônia das Artes. “Não basta produzir. É muito bom para o produtor ter o trabalho veiculado. A distribuição é de suma importância para que haja visibilidade do trabalho”, declarou o diretor do documentário.

Palco Amazônia – Para a estreia do programa Palco Amazônia, no dia 28, às 21 horas, está previsto o musical Lua e Flor, Amazônia, uma adaptação da lenda da vitória régia. Com elementos de música, dança e teatro, o musical foi gravado em 2014 e teve a produção cultural de Selmar Almeida; direção geral e musical de Flávia Ávila; direção teatral, narração e texto de Kaline Barroso; coreografia de Alexsandra Oliveira; e produção técnica e fotografias de Maximiliano Neto.

O musical teve ainda a participação especial dos músicos Jason França (arranjos e piano) e Ricardo Brito (bateria e percussão), com solos dos acadêmicos da Coordenação de Cultura da UFRR e execução musical dos projetos: Banda Paricarana, Canto em 1, Grupo de Dança Mananu, Madrigal da UFRR e Orquestra Universitária de Roraima.
“Este trabalho representa o esforço coletivo dos acadêmicos, técnicos e professores envolvidos nas ações culturais de extensão. O musical fomenta, por meio de várias linguagens artísticas, a cultura regional: 90% do repertório é de composições dos artistas da Amazônia”, frisou a coordenadora cultural da UFRR, Selmar Almeida.

Ascom UFRR