UFS lança projeto inédito de telemedicina

Parceria foi firmada com a empresa norteamericana Cisco Systems

A dificuldade no acesso aos serviços médicos, pelas populações de cidades distantes dos grandes centros, pode ser reduzida a partir da implantação de um sistema anunciado hoje no campus de Lagarto, Universidade Federal de Sergipe (UFS). Trata-se de um projeto-piloto de telemedicina – atendimento médico via telepresença –, que visa à aproximação entre profissionais da saúde das cidades de Lagarto e Tobias Barreto e especialistas do Hospital Universitário da UFS, em Aracaju – a primeira etapa prevê a interação de profissionais na especialidade de pediatria.

O sistema, criado e implantado pela empresa norte-americana Cisco Systems, foi testado pelas autoridades políticas presentes no evento – o governador em exercício de Sergipe, Jackson Barreto, os deputados federais Rogério Carvalho e Fábio Reis, os prefeitos de Lagarto e de Tobias Barreto, Lila Fraga e Adilson de Jesus. Além deles, os gestores da UFS, Angelo Antoniolli, reitor, e Mario Adriano, diretor geral do campus de Lagarto, também verificaram o equipamento em funcionamento. Veja aqui a galeria de imagens do evento.

A partir da sala de telemedicina, os presentes dialogaram, por teleconferência, com os pesquisadores presentes ao auditório de pós-graduação do Hospital Universitário, em Aracaju. A interação se deu também com profissionais nos hospitais do Programa Saúde da Família, em Lagarto e Tobias Barreto, e com representantes da Cisco do Brasil, no Rio de Janeiro.

O reitor Angelo Antoniolli assinou a portaria que cria o programa de telemedicina no campus de Lagarto, e se mostrou entusiasmado com as possibilidades abertas pelo sistema. “Nosso papel é levar, à população, educação de ponta na área de saúde pública. E hoje está sendo materializada uma revolução em Sergipe”, enfatizou Antoniolli.

Responsável pelos contatos iniciais com a Cisco e grande incentivador do programa, o deputado federal Rogério Carvalho afirmou que a instalação de uma tecnologia como essa só é possível porque já havia uma estrutura construída anteriormente no Estado. “A existência das clínicas de Saúde da Família nos municípios sergipanos, a exemplo de Lagarto e Tobias Barreto, do Hospital Regional de Lagarto, do campus da UFS em Lagarto; tudo isso tornou o projeto viável”, explica.

Emocionado com o programa, o governador Jackson Barreto elogiou o sistema. “A redução das distâncias que esse sistema possibilita, assim como a aproximação da universidade, podem resolver os problemas da nossa população, principalmente das pessoas mais pobres do interior do Estado”, comemora.

Para Mario Adriano, diretor do Campus de Lagarto e organizador do projeto, o sistema de telemedicina é um suporte importante para integrar o sistema público de saúde e as atividades acadêmicas. “A universidade não é provedora de serviços, por natureza”, defende Adriano. “Ela é provedora de soluções, do ponto de vista de inteligência; é com esse papel que a UFS está entrando nesse projeto”, conclui.

O sistema de telemedicina

O projeto faz parte do programa global de responsabilidade social da Cisco “Connected Healthy Children” e combina os esforços da UFS, instituição reconhecida pela excelência em Ciências Médicas, e dos prestadores de assistência médica nos municípios envolvidos. Conta com o apoio também da Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde e das Prefeituras das cidades de Tobias Barreto e Lagarto.

As consultas das crianças de Tobias Barreto e Lagarto em clínicas de saúde da família serão acompanhadas em tempo real por especialistas no Hospital Universitário de Aracaju e no campus da UFS em São Cristóvão. As equipes médicas poderão avaliar conjuntamente caso por caso, sem que seja necessário saírem de seus municípios. Graças à qualidade de som e da imagem em alta definição da solução de telemedicina da Cisco TelePresence®, os especialistas poderão ver e conversar com as crianças, acessar resultados e auxiliar o médico generalista local com uma segunda opinião.

Ascom UFS

Anyone know of a frugal alternative to the Nigel Cabourn Mallory jacket
watch game of thrones online free season 8 texas auditions

Top 5 colognes for men in 2011
free games online I ran a couple more iterations

How to Identify Trends for Buyers in Retail Stores
vintage wedding dresses only two of 179 pages illustratefashion with a sketch

Grapefruit Seed Extract for Skin Care
forever21 Take a Break From Glam

Where are Columbia consignment shops
miniclip Like my doctor told me

Save yourself From Nip Slips With Nipple Covers
kleider already the mother of two

Five Simple Ways to Organize Your Closet Today
ballkleider how to settle on a genuine peda bike messenger travelling bag

Thriving outlet stirs a debate
games developing a brand to match your attire line of credit