UFSB – 6º Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação começa no dia 7 de dezembro

A sexta edição do Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (CIPCI) ocorrerá de 7 a 10 de dezembro de 2020, no modo on-line. Esse é o evento anual no qual planos de trabalho e projetos de pesquisa apoiados pelo Programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (PIPCI) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) mostram os resultados do trabalho desenvolvido no ano. Com iniciativas nas modalidades de iniciação científica e iniciação tecnológica, o PIPCI tem por objetivos iniciar estudantes nas atividades e padrões de trabalho nas respectivas áreas de conhecimento, fazendo com que os discentes se integrem a projetos criados e liderados por cientistas da universidade.

O PIPCI seleciona projetos e estudantes para a concessão de bolsas de iniciação científica e tecnológica financiadas pelas agências FAPESB e CNPq, além das cotas custeadas pela própria universidade. Há também cotas voluntárias, sem fomento. A participação no CIPCI é uma contrapartida ao fomento concedido na forma de bolsas e possui o papel de incentivo às atividades de pesquisa e de formação dos estudantes das diferentes Unidades Acadêmicas da UFSB.

Conforme as normas definidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em comunicado feito em outubro, o 6º CIPCI acontecerá no formato de videoconferências. O Comitê Organizador do evento deve divulgar orientações sobre o formato das apresentações orais, os dias, os horários e as salas virtuais de avaliação, indicando a estudantes e docentes em que espaço irão participar.

A atividade de abertura será a conferência proferida pelo professor titular e pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Universitário SENAI-CIMATEC, professor Dr. Jailson Bittencourt de Andrade. A transmissão será feita às 17h do dia 7 de dezembro de 2020. Nos dias 8, 9 e 10 acontecerão as apresentações e as bancas de avaliação, conforme programação no site do evento.

Estudantes que não submeteram seus trabalhos conforme as regras estabelecidas, ou que não comparecerem às apresentações orais não receberão certificação no PIPCI, conforme previsão do Regimento Geral de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSB (à exceção de afastamento acadêmico previsto em lei). Já os professores que não acompanharem seus estudantes nas apresentações orais, não aceitarem compor as bancas de avaliação, ou não comparecerem nas bancas agendadas, ficarão inadimplentes juntos ao PIPCI conforme previsão do Regimento Geral de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSB (à exceção de afastamento da instituição previsto em lei e homologado pelo/a Decano/a da Unidade Acadêmica).