UFSB – Audiência pública debateu educação e desenvolvimento em Teixeira de Freitas

A audiência pública “Educação, Desenvolvimento Regional e seus Desafios” foi realizada na segunda-feira (26), no auditório Francistônio Alves Pinto da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas. O evento foi promovido em uma iniciativa conjunta dos professores Gilson Monteiro e Dirceu Benincá (UFSB) e por proposição da vereadora Erlita Freitas, com participação de representantes de instituições de ensino, associações representativas, estudantes e público em geral, e foi transmitido ao vivo pela Rádio Câmara 90,9 FM.

A audiência teve como encaminhamento a formação de uma comissão para organizar o fórum regional do ensino superior público, com participação da UFSB, UNEB, IFBaiano e movimentos sociais. As manifestações valorizaram o papel da educação como vetor de desenvolvimento social, econômico e cultural para Teixeira de Freitas. Nesse sentido, a complementaridade das ofertas de cursos pelas instituições de ensino foi enfatizada, ao lado da necessidade de colaboração dessas instituições para a garantia do acesso e da qualidade do ensino superior.

O vice-decano do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire da UFSB, professor Rodrigo Fonseca, destacou que várias intervenções por parte da audiência trataram das “possibilidades de estreitamento de relações e planejamento da UFSB e da UNEB, para evitar o sombreamento de ofertas de cursos e potencializar as complementaridades”. A ligação entre educação e desenvolvimento é o foco da componente curricular Universidade e Desenvolvimento Regional e Nacional, ministrada pelos professores Dirceu Benincá e Gilson Monteiro neste quadrimestre 2018.3.

Links relacionados: