UFSB e Secretaria de Saúde promovem Encontro “Diálogos Sobre Violências”

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro (SMS) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) promoveram, entre os dias 14 e 16 de outubro, o Encontro “Diálogos Sobre Violências” dedicado a discutir o tema das violências no território de Porto Seguro. O evento foi uma iniciativa do Laboratório de Práticas Educação e Saúde (LEPS/UFSB/CSC) e do Grupo de Pesquisa (CNPq) Educação, Saúde e Desigualdades Sociais.

Foram três dias de atividades para discutir formas de acolhimento aos mais diversos tipos de violência. O evento é fruto do trabalho desenvolvido durante quase três anos de mapeamento do Distrito Sanitário Litoral Sul, no Bairro Arraial D’ajuda, iniciadas com o PET-Saúde em parceria com a UFSB.

“Trabalhar com as violências nos remete ao estudo de territórios, memórias, subjetividades, desigualdades sociais, injustiças e realidades diferenciadas, cujas especificidades necessitam ser conhecidas. A interpretação de sua pluricausalidade é, justamente, um dos problemas principais que aqui se discute. A violência, em suas mais variadas formas e manifestações, caracteriza-se como um fenômeno social presente no contexto nacional, e representa um problema de saúde pública de grande importância que provoca forte impacto na morbimortalidade das populações, exigindo políticas públicas para prevenção, abordagem e acolhimento das pessoas vítimas das diversas formas de violências. Importante trocar informações e identificar ações que possam ser fortalecidas no trabalho em Rede”, afirma Lina Faria, Coordenadora Institucional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaúde).

Três minicursos foram realizados na SMS para profissionais de saúde e ACS: “Violência contra usuário de álcool e outras drogas em situação de rua”, ministrado pelo professor Ênio Rodrigues do IHAC/CSC e pelo discente Thiago Gomes (discente do BIS-IHAC-CSC); “Violência doméstica contra crianças e adolescentes”, ministrado pelos professores Cristiano da Silveira Longo e Stella Narita, ambos docentes do IHAC/CSC; e “Abordagem da Violência contra a mulher durante a gravidez, parto e puerpério na Rede de Atenção à Saúde”, ministrado pela professora Rocío Chávez Alvarez e pela doutoranda do PPGES da UFSB, Caroline Castanho Duarte, membros ativos da Rede Cegonha da Região Sul de Porto Seguro.

Foi realizada também a Mesa Redonda “Diálogos sobre Violências”, na Câmara Municipal de Porto Seguro, que contou com a participação de Profissionais da Rede, docentes da UFSB (Lina Faria, Ênio Rodrigues e Gabriel Nascimento) e outros parceiros que trabalham com o tema das violências em Porto Seguro. Além disso, houve o lançamento simbólico da Cartilha de Abordagem às Diversas Formas de Violências que será distribuída em toda a Rede de Saúde de Porto Seguro.

O evento contou com o apoio de gestores e profissionais da rede de atenção à saúde do Município de Porto Seguro, Decanato do IHAC-CSC, comunidade acadêmica e com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG).

Membros do LEPS e do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Desigualdades Sociais:
Prof.a Dr.a Lina Faria (coordenadora)
Prof. Dr. Cristiano Longo
Prof. Dr. Enio Rodrigues
Prof.a Dr.a Rocío Alvarez
Prof.a Dr.a Stella Narita
Thiago Gomes (discente do BIS-IHAC-CSC)  
Caroline Duarte (doutoranda do PPGES)