UFSB – Joana Guimarães será empossada Reitora da UFSB na próxima quarta (20/06)

O Ministério da Educação (MEC) agendou para a próxima quarta-feira, 20/6, às 11 horas, em Brasília, a cerimônia solene de posse da Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, professora Joana Angélica Guimarães da Luz. A nomeação foi assinada pela Presidência da República no dia 24 de maio de 2018.

A professora Joana Guimarães foi eleita pela comunidade acadêmica com 64,82% dos votos, em consulta realizada no mês de novembro de 2017. Foi vice-reitora na gestão anterior, que permaneceu pro tempore do início das atividades da instituição até a consulta. Desde então, a Reitora eleita exerce o cargo na condição de “Reitora em exercício”. A posse define um momento importante para a Universidade, com a efetivação no cargo de uma representante eleita democraticamente.

A Reitora já estará em Brasília para participar, entre os dias 18 e 20 de junho, do Seminário Internacional e IV Encontro dos Bacharelados e Licenciaturas e de Reuniões da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).

No retorno da capital federal, conforme protocolo, a Reitora dará posse ao vice-reitor, Professor Francisco Mesquita, em cerimônia agendada para o dia 5 de julho de 2018, na Reitoria da UFSB.

 A Reitora

Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Mestrado em Geoquímica pela Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Engenharia Ambiental pela Cornell University (EUA) e Estágio Pós-doutoral na Brown University (EUA), a professora Joana Angélica Guimarães da Luz coordenou a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental para construção da Rodovia Canavieiras-Belmonte, concluindo pela não recomendação diante do potencial impacto ambiental. Foi consultora na elaboração do Plano de Saneamento Ambiental de Vitória da Conquista, Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (2009-2011), Presidente do Fórum Bahiano de Comitês de Bacias (2009-2011). Foi membro da International Association of Hydrological Science como representante no Brasil da Comissão de Água Subterrânea (2006-2008). Também integrou a Câmara Técnica de Assessoramento Interdisciplinar da FAPESB (2008-2010) e foi consultora das Fundações de Amparo à Pesquisa do Amazonas e de Pernambuco. Atuou como membro da comissão que elaborou a proposta de criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, encaminhada ao MEC em 2007. Foi Diretora do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da UFBA (2006-2011), sendo responsável pela implantação do campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, desde a sua origem. Foi Professora da Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal da Bahia (2004-2011) e da Pós-Graduação em Ciências Ambientais da mesma instituição (2010-2015). Participou da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (2011-2013), onde exerceu o cargo de Vice-Reitora de 2013 até a eleição.