UFSC -Conselho Universitário decide que Ebserh será discutida em debates e consultas públicas

A UFSC promoverá debates e consultas públicas para decidir sobre a adesão ou não do Hospital  Universitário  à gestão pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A metodologia e a forma de consulta serão decididas na próxima reunião do Conselho Universitário, no dia 14. Na última sessão, na tarde da última terça-feira na Sala dos Conselhos, quando foi decidido que haverá a discussão com a comunidade, conselheiros manifestaram ainda o interesse em realizar várias reuniões, em todos os Centros de Ensino e nos três turnos, para possibilitar o máximo de participação.

Durante a sessão, componentes da Comissão de Análise sobre a Ebserh, falaram sobre problemas vividos no momento pelo Hospital. O professor Carlos Eduardo Andrade Pinheiro, coordenador do Curso de Medicina, mencionou a dificuldade de alocação de alunos na rede hospitalar local e a necessidade de aumentar a quantidade disponível de leitos. Sérgio Fernando Torres de Freitas, diretor do Centro de Ciências da Saúde, levantou a questão sobre a função preferencial do HU ser o atendimento ou o ensino. A possibilidade do contrato com a Ebserh é analisada como alternativa para financiamento e solução desses problemas.

Irineu Manoel de Souza, Simone Hagemann e Tânia Krüger, também integrantes da mesma Comissão, que apresentou o relatório parcial, mencionaram falhas na empresa nos hospitais onde o contrato foi adotado, notadamente o Hospital Universitário do Piauí, apontadas por auditoria do Ministério Público Federal após denúncias da imprensa local. Os contrários ao sistema de gestão pela Ebserh questionam a perda de controle do HU por parte da UFSC, a possibilidade de brechas para privatização de leitos e a efetividade da empresa em resolver os problemas desses hospitais. Havia também manifestantes contrários à Ebserh no saguão junto à Sala dos Conselhos e no Auditório da Reitoria, de onde acompanharam a sessão em um telão.

A Ebserh foi criada em 2011 pelo Ministério da Educação como órgão gestor dos hospitais universitários brasileiros e cuidar de aspectos administrativos como compra de materiais e contratação de pessoal. A medida é parte do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) e a adesão não é compulsória. As leis, portarias e regulamentos relacionados à criação e ao funcionamento estão no site da empresa.

Fabio Bianchini/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC

the Way to Go in China
watch game of thrones online free young worry every 5

Moncler outlet stands on the latest fashion again
free games online many people hold views that are more nuanced and

H taps French designer Isabel Marant for Fall 2013
cheap wedding dresses Theological hot potatoes notwithstanding

Ways to Wear Leg Warmers
forever 21 It is very affordable

Founding Father of Italian Fashion
onlinegames I find the whole bare thing rather disturbing and refuse to do it

Get the best Louboutin and Blahnik styles at resale prices
kleider So get out there and give it a go

7 types of people who wear
ballkleider if you’re unfortunate enough to have some

How to Apply Toner to Highlighted Hair
cool math such as anorexia nervosa or bulimia nervosa