UFSC – Pesquisa no HU desenvolve vacina contra HPV disponível na rede pública em março

Desde 2002, o Centro de Pesquisa Clínica – Projeto HPV, do Hospital Universitário (HU), desenvolve uma vacina preventiva contra os quatro principais vírus causadores do papilomavírus humano (HPV). O trabalho, coordenado pelo ginecologista e obstetra Edison Natal Fedrizzi, observou os resultados e as reações adversas possíveis, comparando-os com estudos de outros centros médicos pelo mundo. Com a sua distribuição em escolas públicas, privadas e postos de saúde, a partir do dia 10 de março de 2014, a vacina torna-se a 27ª disponível na rede pública.

O projeto passou por diversas etapas, e, em 2005, constatou-se que a eficácia da vacina contra verrugas genitais em homens e mulheres é de 90%; e, contra câncer e lesões pré-cancerosas, muito próxima de 100% . Há ainda, nos homens, um índice de 75% de efetividade nos casos de lesão anal ou perínea.

A campanha de vacinação preventiva do HPV contempla, inicialmente, meninas de 11 a 13 anos, sendo que, apenas em Florianópolis, 23 mil devem receber a primeira dose. É necessário apresentar a Carteira de Vacinação e atentar para as duas doses restantes – uma deve ser aplicada seis meses após a primeira; a outra, após cinco anos.

A substância que será aplicada é conhecida como vacina quadrivalente, pois imuniza contra quatro tipos diferentes de vírus, identificados pelos números 6, 11, 16 e 18. Os dois primeiros são responsáveis por 90% dos casos de verrugas genitais; os 16 e 18, por 70% dos cânceres de colo do útero, além de estarem também ligados aos de vulva, vagina e orofaringe.

O Projeto HPV pesquisa agora uma nova substância, conhecida como nonavalente ou multivalente, que oferecerá proteção contra outros cinco tipos de vírus, que também estão entre os maiores causadores de câncer, Segundo Fedrizzi, a “primeira etapa do estudo já foi concluída e provou uma eficácia de 93%”. Até o final deste ano, os resultados devem ser encaminhados para os órgãos nacionais e internacionais de regularização.

Mesmo com as vacinas, os médicos alertam para as ações que auxiliam a prevenção, tais como o uso de preservativos durante relações sexuais, o combate ao tabagismo e a realização anual de exames preventivos, como o Papanicolau.

O HPV é um nome genérico concedido a cerca de 200 tipos de vírus que podem provocar ferimentos na pele e na mucosa; é sexualmente transmissível (DST) e causa o aparecimento de verrugas nas regiões oral, anal e genital. As lesões podem ser benignas –  quando provocam apenas verrugas –,  ou malignas – quando causam câncer. A infecção também pode ser assintomática e apenas se manifestar quando há algum problema no sistema imunológico.

 

Matheus Alves / Estagiário de Jornalismo da Agecom / UFSC

Claudio Borelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC

 

5 Halloween Parties Too Badass to Be Real That Totally Are
watch game of thrones online free cracked’s national football league essentials

ANN INC Management Discusses Q1 2013 Results
cheap prom dresses President of the LVMH Perfumes and Cosmetics Group

I’ve gotten zero compliments on these shoes
cheapest flights malaysia passes on-line

Choosing Jewelry For Your Mom
forever21 Fashion Doll Halter Dress Things you need

The Changing face of fashion
onlinegames create stitching patterns with respect to model make

Products of Fashion and Jewelry
jeux fr But that should not be a big problem

Would you keep last month and securtiy from tenant
miniclip egyptians welcome zara suffering from amenable biceps and triceps and as well , openings

Fashion Dress Up Games for Girls
kleider There were also two different ideal shapes for women created in the 50s