UFSCar abre seleção para médicos preceptores

Selecionados prestarão serviços de preceptoria ambulatorial para alunos do segundo e do terceiro ciclos do curso de Medicina

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está selecionando médicos preceptores autônomos para prestação de serviços de preceptoria ambulatorial para alunos do segundo e do terceiro ciclos do curso de Medicina, no município de São Carlos (SP). Os selecionados atuarão nas áreas de Saúde do Adulto e do Idoso (clínica e cirúrgica), Saúde da Mulher e Saúde da Criança e do Adolescente.

Será credenciado o número de preceptores necessário para atingir a quantidade de horas previstas em cada especialidade, sendo 156 horas semanais de atendimento médico eletivo pré-agendado para a área de Saúde do Adulto e do Idoso – especialidades clínicas e cirúrgicas; 60 horas semanais para Saúde da Mulher; e 96 horas semanais para Saúde da Criança.

Além de atender aos requisitos previstos no edital, na proposta de credenciamento o interessado deve indicar: para quantas horas semanais pretende se credenciar; para que área; e se tem interesse em integrar cadastro reserva, caso as horas disponibilizadas pela UFSCar já tenham sido preenchidas por outros candidatos. A quantidade mínima de horas para o credenciamento é de cinco horas, sendo que o recomendável é, no máximo, 24 horas, e a situação ideal é de 12 horas semanais por preceptor, a depender da especialidade. Os credenciados serão convocados para celebrar contrato de prestação de serviços com a UFSCar, com vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses.

O credenciamento não significa direito ao contrato com a UFSCar, pois os profissionais autônomos atuarão nas Unidades de Saúde do Município de São Carlos e conveniadas com o município. Após credenciar o médico preceptor, a UFSCar submeterá a minuta de contrato desse profissional à análise da Secretaria de Saúde do Município de São Carlos e os serviços somente serão contratados se o Município permitir sua atuação dentro das Unidades de Saúde (US). O profissional não terá nenhum vínculo empregatício, nem com a UFSCar, nem com o Município ou com qualquer Conveniada, atuando como autônomo na prestação dos serviços e sendo remunerado pelas atividades de preceptoria, exclusivamente pela UFSCar.

O recebimento da documentação ocorrerá de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17h30, até o dia 29 de março. Os requerimentos para credenciamento deverão ser apresentados em envelope fechado, lacrado, rubricado no fecho por parte do proponente e entregue no Departamento de Expedição e Arquivo (DeEA), pessoalmente mediante protocolo ou pelos Correios (Sedex ou Aviso de Recebimento). O DeEA fica localizado no Prédio da Reitoria, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar, e a documentação deve ser remetida aos cuidados do Departamento de Compras – Comissão Especial de Credenciamento para preceptoria do Curso de Medicina.

O Edital e seus anexos podem ser examinados ou adquiridos, neste caso mediante o pagamento dos custos com a reprodução gráfica, no Departamento de Compras da UFSCar, localizado no prédio da Reitoria, das 8h30 às 17h30. Também está disponível para download gratuito no site da Pró-Reitoria de Administração (ProAd) da Universidade.

Coordenadoria de Comunicação Social – Universidade Federal de São Carlos