UFSCar- Mostras apresentam projetos sustentáveis

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Prefeitura de São Carlos realizaram na quarta-feira (11), no campus da Universidade, em São Carlos, as Mostras de “Projetos de Tecnologias Sustentáveis” e a “Educação Ambiental do Município de São Carlos”. O evento reuniu estudantes, professores, pesquisadores, secretários e servidores municipais e a comunidade.

Na “Mostra de Projetos de Tecnologias Sustentáveis”, alunos do curso de Engenharia de Produção apresentaram propostas de projetos que desenvolveram na disciplina “Ciências do Ambiente”, muitas das quais são passíveis de implantação em escolas e outras instituições educacionais. Na “Mostra de Educação Ambiental do Município de São Carlos”, por sua vez, professores da rede municipal de ensino mostraram projetos que desenvolveram ao longo de 2019 com seus alunos, que também podem ser complementados ou aprimorados no contato com as propostas dos estudantes de Engenharia.

Durante todo o dia foram exibidos painéis, banners, protótipos, dinâmicas e apresentações orais temáticas sobre educação e meio ambiente, com interface na sustentabilidade. “O objetivo das mostras é integrar os projetos desenvolvidos na Universidade com as ações da rede municipal de ensino. Isso porque a Agenda 2030 busca um desenvolvimento mais sustentável para o planeta e só vamos atingir a meta se trabalharmos juntos”, contou Isabella Pelatti, bióloga responsável pela Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação.

A abertura do evento contou com a participação da Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmanm, dos professores Dalva Maria da Silva Mattos, Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos, ambos do Departamento de Hidrobiologia (DHb) da UFSCar; Murís Lage Junior, coordenador do curso de Engenharia de Produção – UFSCar, engenheira ambiental Gabriela Rahal de Rezende; dos secretários municipais Nino Mengatti, da Educação, e José Galizia Tundisi, do Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, funcionárias do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e representantes da Agência de Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Com foco nas ações de proteção ao meio ambiente, ao consumo consciente e a gestão sustentável dos recursos naturais, os trabalhos e projetos apontaram a necessidade de parcerias para a produção de conteúdos ambientalmente corretos. “A nossa parceria com a prefeitura na área ambiental tem foco na formação profissional e pessoal das pessoas no conceito da sustentabilidade. Há 50 anos a UFSCar está colaborando com a questão ambiental e transformando vidas”, destacou a Reitora Wanda Hoffmann.

“A parceria entre a Educação e a UFSCar nunca foi tão próxima. Com auxílio da Universidade vamos desenvolver e implantar novas práticas ambientais. A questão climática é bastante importante e devemos fomentar a consciência ambiental desde muito cedo”, informou o secretário de Educação, Nino Mengatti.

Para a professora Dalva Maria da Silva Mattos, do Departamento de Hidrobiologia (DHb), é urgente e necessário tomar medidas para a preservação do meio ambiente e o evento em parceria é um caminho. “Nós usamos os recursos do ambiente o tempo todo. Temos a obrigação de preservá-los para as novas gerações. A Universidade gera conhecimentos básicos e aplicados de como preservar o meio ambiente, os ecossistemas e os recursos naturais. A mostra ajuda a mostrar e incentiva uma mudança de hábitos”, disse ela.

A estudante do curso técnico em Edificações, Gabrielle Feijó da Fonseca, apresentou seu trabalho de conclusão de curso e demonstrou como um container pode se transformar numa casa ecológica em projetos de baixa renda. “É uma construção sustentável, com redução e reutilização de materiais e uma obra mais limpa. Não é só uma forma bonitinha de você construir, mas uma mudança realmente necessária”, afirmou.

Para o pesquisador, especialista em água e secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, a educação ambiental será o grande investimento do século XXI. “A população precisa ter a percepção dos problemas ambientais e todos os investimentos que foram feitos em educação ambiental serão fundamentais para ampliar a conscientização. A população deve participar ativamente dos processos de recuperação e da proteção das nossas condições ambientais e esse evento propicia essa participação”, comentou.