UFSCar oferece curso de Bibliometria a distância

A análise de dados de produção científica e tecnológica é estratégica para gestores públicos e empreendedores da iniciativa privada. Saber como avaliar as atividades desenvolvidas e a visibilidade da marca ou da instituição é fundamental no processo de tomada de decisão. Visando o desenvolvimento de competências necessárias à compreensão, à elaboração e à análise de indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferecerá curso a distância de Bibliometria e Indicadores Científicos, com 120 horas, a serem desenvolvidas entre 4 de março e 31 de maio deste ano. As vagas são limitadas, e as inscrições estão abertas até o dia 1º de março, com desconto até 16 de fevereiro.

O curso é oferecido pelo Centro de Educação a Distância do Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, referência nacional em Inteligência Competitiva e Prospecção Tecnológica com mais de 20 anos de experiência. Durante a capacitação, que é interdisciplinar, os participantes aprenderão a analisar dados com o uso de diferentes softwares, com atividades teóricas e práticas que simulam situações reais. A metodologia permite conciliar o estudo com a rotina de trabalho, com material didático disponível online, composto por videoaulas, textos e apresentações. O tempo de dedicação semanal é de aproximadamente 10 horas, e o horário para realização do curso é totalmente flexível, ou seja, o estudante assiste ao conteúdo quando quiser.

Podem participar do curso profissionais formados ou estudantes em áreas como Gestão da Informação e do Conhecimento, Inteligência Competitiva e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, atuantes em instituições de Ciência e Tecnologia, agências de fomento à inovação ou empresas privadas. Mais informações e inscrições em www.bibliometria-8.faiufscar.com.

O contato também pode ser feito pelo telefone (16) 3351-8551.