UFSCar promove roda de conversa sobre o autismo

No próximo dia 23 de abril, a Unidade Saúde Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove roda de conversa com o tema “Autismo: conhecer para incluir”. A atividade é gratuita, tem início às 9 horas e será realizada no auditório da USE, que fica na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

A temática será apresentada por Míriam de Fátima Pinto de Oliveira, psicopedagoga e especialista em Educação de Pessoas com Autismo. Ela abordará aspectos relacionados ao autismo para mostrar a importância da inclusão social e educacional dos portadores do transtorno do espectro autista.

A atividade integra uma série de palestras que serão realizadas pela USE-UFSCar ao longo deste ano. O tema geral dos encontros é “Educação em Saúde” e os assuntos tratados sempre envolverão cuidados individuais e coletivos. O objetivo geral da iniciativa é auxiliar na promoção em saúde, oferecendo informação qualificada para grupos de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), focando as patologias de maior incidência e impacto social em São Carlos e região. A ideia também é estimular o autocuidado, a compreensão da conduta compartilhada, aproximar os usuários SUS da USE, além de oferecer aos estudantes da área da Saúde a vivência em educação e promoção da saúde.

A iniciativa é coordenada pela professora Maristela Adler, docente do Departamento de Medicina da UFSCar e diretora técnica da USE. A equipe é composta por servidores técnico-administrativos e docentes da área da saúde que, por meio da informação, buscarão aumentar a funcionalidade dos usuários e a melhor convivência com a sua condição de saúde, podendo diminuir a dependência dos aparelhos de saúde pública.
A roda de conversa é gratuita, aberta a todo o público e não há necessidade de inscrição.