UFSJ consegue liberação de recursos com apoio de Senador

Senador Aécio Neves e Reitor Sérgio da Gama Cerqueira

A UFSJ, como as demais universidades federais, tem sido atingida pela crise econômica que tem limitado a capacidade do Governo Federal de liberação tempestiva de recursos financeiros. Para garantir a continuidade de obras em andamento e o pagamento de fornecedores de equipamentos de informática, o reitor Sérgio da Gama Cerqueira conseguiu, com o apoio político do senador Aécio Neves, a liberação, por parte do Ministério da Educação, de financeiro no valor de R$ 3.288.264,58.

Os recursos, empenhados ao final de 2016, tinham limite próprio da Universidade, aplicado sobre orçamento de emenda da bancada mineira no congresso. Dessa forma, à diferença dos demais recursos orçamentários, aguardavam já há meses a liberação do correspondente financeiro. Devido a esta retenção, algumas obras em andamento na UFSJ estavam com cronograma prejudicado. O reitor se reuniu com o ministro da Educação Mendonça Filho e com o senador Aécio Neves, conseguindo que os recursos financeiros fossem liberados hoje, dia 21 de setembro.

As obras cuja continuidade fica assegurada são o prédio do Centro de Pesquisa em Processos de Energia (Cepe) e do Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos (DCTEF), no Campus Santo Antônio, e um complexo no Campus Dom Bosco que irá atender, dentre outros, o Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia (PPBE).

Os equipamentos de informática adquiridos estão sendo utilizados para melhorias na segurança e qualidade do acesso à internet de toda a Universidade e para a implantação de um novo Data Center que, entre outras melhorias, permitirão futuramente a implementação do Serviço Eletrônico de Informação.

Segundo o reitor, o zelo na aplicação dos recursos do orçamento permitirá que a UFSJ continue a enfrentar a crise econômica resguardando o funcionamento rotineiro de suas atividades.

Fonte: ASCOM UFSJ