UFSJ – Saiba mais sobre o segundo câncer mais comum no Brasil

Novembro marca o mês de campanha de prevenção, diagnóstico e cuidados do câncer de próstata. Trata-se do segundo câncer mais comum no Brasil. Segundo o Inca, são mais de 65 mil novos casos por ano no país, e mais de 15 mil mortes.

Entre os fatores de risco, estão: a idade (tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos), pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, excesso de gordura corporal (aumenta o risco de câncer de próstata avançado), exposições a determinadas substâncias químicas.

Ainda segundo o Inca, a detecção pode ser feita por meio de diagnóstico precoce, que envolve a investigação de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou rastreamento, com a realização de exames periódicos em pessoas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. Esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

O diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento, por isso, procure um médico em caso de: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, sangue na urina.

Neste Novembro Azul, esteja atento, prevenindo, observando os possíveis sintomas e buscando auxílio médico.

Saiba mais sobre o assunto: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata