UFSM assina acordo de cooperação com indústria aeroespacial

O reitor Paulo Afonso Burmann assinou, na tarde desta segunda-feira (19), um acordo de parceria para pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico com a empresa Avibras Indústria Aeroespacial, sediada em São José dos Campos (SP). O acordo prevê a cooperação nas áreas de Espaço, Defesa e Segurança Pública, por um período de cinco anos.

A formalização de uma parceria direta entre a Universidade e a Avibras foi comemorada pelo reitor e pela comitiva da empresa. “A Universidade Federal de Santa Maria é vista, dentro da Avibras, como uma instituição que tem vocação para a área da defesa, principalmente por conta dos diversos projetos que já desenvolve nesta área, sinérgica à nossa”, afirmou o supervisor de Tecnologia e Inovação da Avibras, Hélio de Miranda Cordeiro.

O reitor ressaltou a importância das parcerias entre as universidades e o setor industrial para o avanço da tecnologia e da inovação no país. Burmann destacou a relevância da parceria para a consolidação do modelo da “tríplice hélice”, que aponta a ação conjunta entre governo, empresas e universidades como o caminho para a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico. O diretor de Assuntos Corporativos da Avibrás, Carlos Alberto Cidade, também comentou a importância da aliança.“O crescimento da nossa indústria depende de conseguirmos aplicar o conhecimento gerado nas universidades. É nelas que estão os melhores talentos”, afirmou Cidade.

A partir da assinatura do acordo, UFSM e Avibras devem firmar termos aditivos posteriores para o desenvolvimento de projetos específicos, envolvendo, principalmente, os cursos vinculados ao Centro de Tecnologia, com fomento à pesquisa e custeio de bolsas de mestrado e doutorado.