UFSM inaugura novo prédio do Centro de Ciências da Saúde

A Universidade Federal de Santa Maria inaugurou nesta segunda-feira (23) o prédio 26F, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Atualmente, a construção abriga o  curso de odontologia, pós-graduação e também conta com clínicas para atendimento à comunidade. A programação da cerimônia contou com o descerramento de placa e visita às novas instalações.

Na ocasião, o professor Renésio Armindo Grehs, coordenador do Curso de Odontologia, relembrou a história do curso e o empenho de técnicos e docentes que contribuíram com seu desenvolvimento. Enfatizou a constante busca por espaços qualificados que pudessem amparar o ensino, a pesquisa e a extensão desenvolvidos lá.

Grehs destacou que as novas instalações contam com quase 7 mil m² de área construída. São três pavimentos que comportam salas de aula, de coordenação do curso, de professores, de manutenção, almoxarifado, espaço para lancherias, banheiros, vestiários, salas de cadastro, triagem, clínicas e laboratórios. Com essa estrutura, o coordenador acredita que será possível formar profissionais ainda mais competentes e qualificados, além de contribuir com a melhoria da prestação de serviços à comunidade.

Para José Edson Paz da Silva, Diretor do CCS, a inauguração do prédio 26F deve ser considerada, também, um momento de luta. “Sabemos que essa construção durou mais do que o esperado e durante esse tempo, enfrentamos muitos problemas. Nós temos que lutar para fazer melhor, para que possamos fazer obras em menor tempo e com a qualidade que o dinheiro público merece ao ser gasto”, ressaltou Silva.

O diretor do CCS também destacou o trabalho de todos os envolvidos, não apenas com o novo prédio, mas com o curso de forma geral. Lembrou de alunos, técnicos, docentes e toda a equipe administrativa da UFSM, ativos ou aposentados, e que através do empenho profissional e acadêmico, contribuíram para a inauguração da “Casa da Odontologia”, que hoje conta com equipamentos de ponta, laboratórios qualificados e profissionais capacitados.

José Edson salientou o orgulho e a felicidade desse momento, principalmente pela possibilidade de ter condições de prestar um bom atendimento à comunidade, que é o grande objetivo do curso. A partir de agora, conforme o diretor, o trabalho só tende a melhorar.

Também estave presente na inauguração Tabajara Gaúcho da Costa, ex-reitor da UFSM e professor aposentado do curso de Odontologia. Em sua fala, Costa destacou a importância da inauguração do prédio relembrando o grupo de 27 dentistas que, no início dos anos 1960, procuraram José Mariano da Rocha, buscando apoio para a instalação do curso de Odontologia na cidade.

O ex-reitor destacou que o exercício da odontologia é, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte. Para que seja executada de forma correta, deve contar com profissionais hábeis e que possuem uma base de ensino qualificada, como aquela ofertada pelo curso de Odontologia da instituição.

Por fim, o reitor Paulo Burmann manifestou sua honra e satisfação por fazer parte desse momento histórico. Destacou, então, a importância fundamental dos professores aposentados, que considera os pilares fundantes dessa nova etapa do curso. “Se queremos celebrar o presente e projetar o futuro, não podemos esquecer nossas origens e raízes, aqueles que contribuíram na nossa formação, comprometidos com ensino, pesquisa e extensão na universidade”, salientou Burmann.

O reitor também destacou que a obra é o resultado de empenho, dedicação e superação de dificuldades por parte dos alunos, técnicos e docentes que, cada um a seu modo, dão importantes contribuições ao futuro do país. “O resultado dessa atuação eleva e qualifica o curso de odontologia, que, cada vez mais melhora e conquista sólidas posições no ensino, pesquisa e extensão, nacional e internacionalmente”, finaliza Burmann.

Após os discursos, Paulo Burmann, Luciano Schuch, José Edson Paz da Silva e Renésio Armindo Grehs realizaram o descerramento da placa de inauguração. Tabajara Gaúcho da Costa, Paulo Jorge Sarkis e Clovis Silva Lima, ex-reitores da instituição, fizeram o desenlace da fita de inauguração.

Encerrada a cerimônia, os presentes foram convidados para visitar o prédio que possui capacidade para realizar mais de cinco mil procedimentos a cada semestre. Mais informações sobre os serviços e agendamentos podem ser obtidos no site do curso do curso de Odontologia.