UFSM realiza estudos sobre saúde mental dos brasileiros na pandemia

O estudo está na 3° etapa de desenvolvimento.

Pesquisadores da Universidade de Santa Maria (UFSM) divulgam a terceira etapa de estudo com o tema ‘COVIDPsiq – Monitoramento da evolução da sintomatologia pós-traumática, depressão e ansiedade durante a pandemia de COVID-19 em brasileiros’. O objetivo da investigação é saber o que mudou na saúde mental, o que está ajudando e o que está dificultando na adaptação dos brasileiros.

Sobre o projeto

Com surgimento da pandemia a preocupação com os fatores  de infecção, isolamento social, perdas econômicas e a morte, observa-se também o aumento do sofrimento psíquico. De acordo com os pesquisadores do COVIDPsiq, neste contexto os fatores emocionais são ignorados, por isso o estudo busca investigar de que forma os sintomas de transtorno de estresse pós-traumático, depressão e ansiedade têm evoluído neste período.

A partir dos depoimentos coletados pelos questionários, o estudo busca documentar o aumento da necessidade de atendimento psicológico, com a ideia de obter  recursos necessários para fornecer o planejamento e criação de serviços governamentais, afim de amenizar o sofrimento emocional decorrente da pandemia, visto que os serviços de saúde mental podem se tornar sobrecarregados.

Além da pesquisa, o projeto oferece pelo site (www.covidpsiq.org)  os resultados do estudo, orientações para manter a saúde mental e as matérias veiculadas na mídia sobre a ação.

Agora também conta com um programa de lives semanais, que trazem à discussão os tópicos de maior relevância, voltadas à população geral, e são realizadas com convidados destaques em suas áreas, sob uma perspectiva interdisciplinar. As transmissões são realizadas em todas as terças-feiras, dás 20 às 21 horas (horário de Brasília) no canal do Youtube (www.youtube.com/c/covidpsiq) ou na página no Facebook (www.facebook.com/covidpsiq).

Dos questionários

Voluntários preencherão questionários eletrônicos com perguntas sobre a situação mental e emocional frente à pandemia da COVID-19. Podem participar qualquer brasileiro(a) residindo no Brasil ou no exterior, ou estrangeiro morando no Brasil, que tenha 18 anos ou mais. A meta é conseguir informações de no mínimo 2.000 pessoas.

A aplicação dos questionários se dará em quatro momentos: questionário inicial, um mês, três meses e seis meses após o período da aplicação do primeiro questionário. Os questionários serão respondidos anonimamente, sendo solicitado somente um e-mail para encaminhar o andamento da pesquisa, e por onde o participante será convidado para participar da última etapa daqui a 3 meses.

O estudo está na terceira fase, e pode ser acessado em link ou via QR Code  disponíveis no site do projeto, em www.covidpsiq.org.

Colaboração de texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).