UFSM – Salão de Inovação e Empreendedorismo

Nos dias 04, 05 e 06 de novembro, a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) da Universidade Federal de Santa Maria promoverá a  edição de 2015 do Salão de Inovação e Empreendedorismo. O evento promove o debate e a reflexão sobre temas como o empreendedorismo, a inovação, a transferência de tecnologia e a propriedade intelectual.

Durante os dias do evento pela manhã, acontecerá o curso “Uso Estratégico de Patentes em Projetos de P&D e Negócios, Foco em Informações Tecnológicas” onde Henry Suzuki falará sobre a importância das patentes e como utilizar estrategicamente nos negócios e utilizar as invenções para se tornar um empreendedor.

Na tarde do primeiro dia, o músico Thedy Corrêa (Banda Nenhum de Nós) falará sobre “Soluções Criativas” numa palestra cujo objetivo é despertar a criatividade e desenvolver as habilidades dos participantes. Na sequência, o painel “Transformando Ideias em Negócios Inovadores” vai debater o tema com empreendedores que estão colocando seus nomes no cenário da inovação.

No dia 05 à tarde, o Professor Roberto Lotufo, da UNICAMP, vai abordar a importância do ensino para a inovação e o empreendedorismo na palestra “O ciclo virtuoso da inovação: a importância da educação e do empreendedorismo”. Após, o Senador Cristovam Buarque, ex – Ministro da Educação, falará sobre “A construção de um sistema nacional de conhecimento e inovação”. Dando sequência a essa discussão o painel “O conhecimento como fator preponderante da inovação: o desafio da parceria universidade-empresa” abordará as experiências de empresas parceiras e atuantes no relacionamento universidade-empresa que debaterão sobre a importância dessa parceria no desenvolvimento de inovações. Na tarde do dia 06 de novembro, a temática será sobre a importância da educação e do empreendedorismo na construção de cidades inovadoras onde empresários, gestores públicos e a UFSM vão discutir sobre “O Papel da Educação na Construção de uma Cidade Empreendedora”.

Para participar do Salão de Inovação e Empreendedorismo não é necessário realizar inscrição e limitada a capacidade máxima do local. É um evento com entrada franca e destinado a estudantes de graduação, pós-graduação, técnico-administrativos em educação, empresários da região central do Rio Grande do Sul e instituições públicas e privadas.

AGITTEC – Universidade Federal de Santa Maria