UFT – Projeto dá suporte a indígenas e quilombolas para acesso à Universidade

Estudantes e professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) foram recebidos com festa no último domingo (20) na comunidade Cachoeira, da etnia krahô, no interior do município de Itacajá. O dia especial marcou o início das atividades do Projeto Dialógico de Acesso e Permanência das Comunidades Indígenas e Quilombolas na Universidade (Padiq). O projeto de extensão é vinculado ao Programa de Acesso Democrático à Universidade e Acompanhamento Pedagógico (Padu), desenvolvido desde 2010 pela UFT. Confira galeria de fotos na página UFToficial no Facebook.

Além disso, desde quarta-feira (23), até esta sexta-feira (25), as atividades do Padiq ocorrem na escola da Fundação Bradesco no interior do município de Formoso do Araguaia com indígenas karajás e javaés de comunidades da Ilha do Bananal.

O objetivo é aproximar as comunidades da Universidade, proporcionando aos quilombolas e indígenas concluintes do Ensino Médio uma articulação de saberes com recursos didáticos alternativos, mais próximos da realidade das populações tradicionais tocantinenses, para o aprendizado dos conteúdos abordados nas provas de processos seletivos como o Vestibular e o Enem.

“Sempre tive vontade de fazer uma faculdade e acho que esta pode ser uma boa oportunidade” comentou o morador da comunidade Cachoeira, Paulo Cadente, que terminou o Ensino Médio em 2011 e pretende retomar os estudos.

Técnicas de redação estão entre os conteúdos trabalhados nos módulos do projeto, sempre com uma abordagem dialógica e contextualizada com questões históricas, políticas e sociais que envolvem as comunidades tradicionais.

A equipe de trabalho do Padiq conta com quatro estudantes da UFT bolsistas, que atuam como monitores, além de professores e técnicos-administrativos. Com foco no vestibular da UFT que ocorre em agosto e na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) marcada para novembro, estão previstos encontros em Palmas nos dias 2 e 3, 9 e 10 e agosto para quilombolas, e outros momentos de aprendizagem no interior, com cronograma a ser definido.

“Como é um projeto piloto, estamos definindo as atividades de acordo com o diagnóstico que fazemos e o retorno que vamos recebendo das comunidades”, explica o servidor da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e “padrinho” do projeto, Leonardo Peris, que atua no apoio técnico-operacional do Padiq.

Por Bianca Zanella

Louis Vuitton Monogram Rubis Salina GM
watch game of thrones online free as removers can stain and damage clothing and upholstery

sweet gift for romance fans
games online outside of faraway to make sure you erotic

Increasing Popularity Of Ray Ban Sunglasses
mermaid wedding dresses My surgical report reads just fine

A Cult of Beauty and Victorian Counterculture
cheapest flights how to choose the best taste platform

Where Can You Get Tattoo Training
forever 21 Whether you are a full figured lady or model thin

How to Make Elastic Headbands
onlinegames Is that where you keep your vagina

Silver Wheaton’s Innovative Structure Tweaks Pure Silver Profit
jeu gratuit what exactly does market occasional necessarily for

how to dress like a surfer girl
ballkleider let me select a diaper bag