UFT – Projeto pretende analisar o perfil dos pacientes internados com Covid-19 nos hospitais públicos do Tocantins

Com o objetivo de investigar o perfil dos pacientes internados nos hospitais públicos do estado do Tocantins para tratamento da COVID-19 e os protocolos de atendimentos, uma pesquisa multicêntrica está sendo realizada pelas professoras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araída Dias Pereira e Renata Junqueira Pereira, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, por meio da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS). A pesquisa terá caráter documental e retrospectiva.

Serão pesquisados os pacientes do Hospital Geral de Palmas, Hospital Regional de Araguaína, Hospital Regional de Gurupi, Hospital de Doenças Tropicais (HDT/UFT) e do Hospital de Campanha de Araguaína.

Segundo informações das pesquisadoras, a taxa média de internação é para 5% dos acometidos com a doença e no Tocantins a COVID-19 já causou mais de 600 mortes*. Além disso, o estado tem taxa de incidência superior à média nacional. Esta preocupante situação coloca sobre os sistemas de saúde grandes responsabilidades e desafios, com destaque para as ações governamentais, que incluem o apoio às instituições de Ciência e Tecnologia, para que possam desenvolver tratamentos eficazes, vacinas e outras ferramentas que melhor permitam combater o avanço da COVID-19 sobre a sociedade.

O projeto de pesquisa foi aprovado para execução pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFT e atualmente está na fase de coleta de dados. A meta é a coleta de aproximadamente 1000 prontuários e com término previsto para março/2021.

*Dados coletados no dia 25 de agosto de 2020